Espiritualidade no ensino em saúde: Scoping Review

Autores

  • Fabiana Taborda de Ramos da Silva Enfermeira Emergencista /Resgatista do SAMU
  • Isabela Hodecker da Silveira Faculdades Pequeno Príncipe
  • Rosiane Mello Guetter Faculdades Pequeno Príncipe
  • Renato Soleiman Franco Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Leide da Conceição Sanches Faculdades Pequeno Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2022v23.e826

Palavras-chave:

Espiritualidade, Religião, Ensino

Resumo

Revisão de escopo com objetivo de mapear produções científicas sobre a espiritualidade no ensino em saúde. Utilizou-se o acrônimo População Conceito Contexto (PCC) - População para estudantes das graduações de saúde, Conceito para espiritualidade e religião e Contexto para ensino da saúde. Este estudo foi estruturado pelo PRISMA-Scr. Foram incluídos os artigos publicados em português, espanhol e inglês de janeiro de 2010 a setembro 2020.  Inicialmente identificou-se 798 artigos dos quais 12 foram incluídos na revisão. Os principais resultados revelam um aumento das publicações entre 2013 e 2019. Os principais resultados apontam que dos 12 artigos incluídos no estudo, oito contém propostas metodológicas de educação em saúde e espiritualidade, com busca por metodologias e estruturas mais apropriadas do ponto de vista pedagógico. Conclui-se que trazer a espiritualidade aos estudantes da saúde possibilita a auto reflexão e a capacitação do próprio docente.

Biografia do Autor

Fabiana Taborda de Ramos da Silva, Enfermeira Emergencista /Resgatista do SAMU

Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdades Pequeno Príncipe. Enfermeira
Emergencista/Resgatista do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Curitiba, Paraná

Isabela Hodecker da Silveira, Faculdades Pequeno Príncipe

 Acadêmica de Medicina e bolsista de Iniciação Científica na Faculdades Pequeno Príncipe.
Curitiba, Paraná

Rosiane Mello Guetter, Faculdades Pequeno Príncipe

 Doutora em Farmácia. Docente Permanente do Programa do Mestrado em Ensino nas Ciências
da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. Diretora de Pesquisa da Faculdades Pequeno Príncipe.
Membro do Grupo de Pesquisa PENSA/FPP. Curitiba, Paraná

Renato Soleiman Franco, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal. Docente Permanente
do Mestrado em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor da Escola de
Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, Paraná

Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Docente Permanente do Programa de
Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe Curitiba. Membro do
Grupo de Pesquisa PENSA/FPP. Curitiba, Paraná.

Referências

Aguiar PR, Cazella SC, Costa MR. A Religiosidade/Espiritualidade dos Médicos de Família: Avaliação de Alunos da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Revista Brasileira de Educação Médica. 2017 Jun; 41(2):310–9.

Balboni MJ, Bandini J, Mitchell C, Epstein-Peterson ZD, Amobi A, Cahill J, et al. Religion, Spirituality, and the Hidden Curriculum: Medical Student and Faculty Reflections. Journal of Pain and Symptom Management. 2015 Oct; 50(4):507–15.

Caldeira S, Narayanasamy A. Programas de educação em enfermagem acerca da Espiritualidade: uma revisão sistemática. CuidArte Enfermagem. 2011; 5(2):123-128.

Conde SRSS, Barros LEC, Oliveira JHB, Arruda UT, Batista SHSS, Batista NA. A espiritualidade nos currículos das escolas médicas da região norte e a visão do interno de medicina sobre sua importância na formação. IJHE - Interdisciplinary Journal of Health Education. 2019; 4(1-2).

Culatto A, Summerton CB. Spirituality and Health Education: A National Survey of Academic Leaders UK. Journal of Religion and Health. 2014 Nov 26;54(6):2269–75.

Dal-Farra RA, Geremia C. Educação em saúde e espiritualidade: proposições metodológicas. Revista Brasileira de Educação Médica. 2010 Dec; 34(4):587–97.

Girardi G. Estudo prevê ao menos 44 mil mortes de Covid-19 no Brasil; isolar só idosos eleva n° para 529 mil. O Estado de São Paulo [Internet]. 27 de março de 2020; Saúde. [Acesso em 27 agosto 2020]. Disponível em: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,estudo-preve-ao-menos-44-mil-mortes-de-covid-19-no-brasil-isolar-so-idosos-eleva-n-para-529-mil,70003251026.

Goyal K, Chauhan P, Chhikara K, Gupta P, Singh, MP. Fear of COVID 2019: First suicidal case in India! Asian J Psychiatry. 2020 Mar; 49; 101989.

Koenig HG, King D, Carson VB. Handbook of Religion and Health. 2nd ed. New York: Oxford University Press; 2012.

Lucchetti G, Lucchetti ALG, Espinha DCM, de Oliveira LR, Leite JR, Koenig HG. Spirituality and health in the curricula of medical schools in Brazil. BMC Medical Education. 2012 Aug 18;12(1).

Nahardani SZ, Ahmadi F, Bigdeli S, Soltani Arabshahi K. Spirituality in medical education: a concept analysis. Medicine, Health Care and Philosophy. 2018 Sep 11; 22(2):179–89.

Nasrollahi Z, Eskandari N, Adaryani MR, Tasuji MHHR. Spirituality and effective factors in education: A qualitative study. Journal of education and health promotion. 2020; 9:52.

Organização Mundial de Saúde (OMS). (1998). Resolution EB101.R2. Fifty-Second World Health Assembly A52/24. [Internet]; 1999 acesso em 11 junho de 2020. Disponível em: http://apps.who.int/gb/archive/pdf_files/WHA52/ew24.pdf.

Peters MDJ, Godfrey CM, McInerney P, Soares CB, Khalil H, Parker D. The Joanna Briggs Institute reviewers´ manual 2015: methodology for JBI scoping reviews. Adelaide, South Australia: The Joanna Briggs Institute; 2015.

Piscitello GM, Martin S. Spirituality, Religion, and Medicine Education for Internal Medicine Residents. Am J Hosp Palliat Med. 2019 Apr; 37(4); 272–277.

Puchalski C, Bull J, Ferrell B, Virani R, Otis-Green S, Baird P, et al. Improving the quality of spiritual care as a dimension of palliative care: the report of the Consensus Conference. Med Paliat. 2011 Mar 18(1); 20–40.

Sant’ana G, Silva CD, Vasconcelos MBA. Espiritualidade e a pandemia da COVID-19. Comunicação em Ciências da Saúde. 2021 Apr; 31(03):71–7.

Silva MCQS, Vilela ABA, Boery RNSO, Silva RS. O processo de morrer e morte de pacientes com COVID-19: uma reflexão à luz da espiritualidade. Cogitare Enfermagem. 2020 Jun 29;25.

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Internal Med. 2018 Oct; 169(7); 467–473.

Downloads

Publicado

2022-04-11

Como Citar

1.
Taborda de Ramos da Silva F, Hodecker da Silveira I, Guetter RM, Soleiman Franco R, Sanches L da C. Espiritualidade no ensino em saúde: Scoping Review. Espac. Saude [Internet]. 11º de abril de 2022 [citado 29º de abril de 2024];23. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/826

Edição

Seção

Revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)