Percepção do farmacêutico analista clínico: da formação à atuação profissional

Autores

  • Bruno lopes Mafra Faculdades Pequeno Príncipe
  • Mara Eli de Matos Faculdade Educacional da Lapa
  • Leide da Conceição Sanches Faculdades Pequeno Príncipe
  • Maria Rosa Machado Prado Faculdades Pequeno Príncipe http://orcid.org/0000-0002-9795-3777

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n2p26

Palavras-chave:

Educação em Farmácia. Análises Clínicas. Capacitação Profissional.

Resumo

A atuação do farmacêutico em análises clínicas está diretamente relacionada com o estudo e o diagnóstico da saúde do paciente. O presente artigo objetivou compreender a percepção de farmacêuticos analistas clínicos em relação à sua formação acadêmica. A pesquisa contou com a participação de farmacêuticos que atuam como analistas clínicos em um laboratório. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo e divididos em duas categorias: formação acadêmica e formação em análises clínicas. O resultado mostra que as aulas práticas durante a graduação são de suma importância, pois propiciam que o futuro farmacêutico analista clínico desenvolva habilidades e atitudes atreladas ao conhecimento. Constatou-se também que os conhecimentos teóricos propiciam o embasamento para a prática e que a formação do farmacêutico analista clínico deve priorizar o contexto em que estará inserido de forma proativa na equipes multiprofissionais e na sociedade.

Biografia do Autor

Bruno lopes Mafra, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduado em Biomedicina (UP), mestre em Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdades Pequeno Príncipe. Analista Clínico da Unimed/PR.

Mara Eli de Matos, Faculdade Educacional da Lapa

Doutora em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (UFPR), Mestre em Tecnologia de Alimentos (UFPR), Bacharel em Química (PUCPR). Professora da Faculdade Educacional da Lapa/PR.

Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutora e Mestre em Sociologia (UFPR), Graduação em Ciências Sociais (PUCPR). Professora da graduação e do Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe.  

Maria Rosa Machado Prado, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutora em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (UFPR), Mestre em Tecnologia de Alimentos (UFPR), Graduação em Farmácia (PUCPR). Professora da graduação e orientadora e pesquisadora no mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

1.
Mafra B lopes, Matos ME de, Sanches L da C, Prado MRM. Percepção do farmacêutico analista clínico: da formação à atuação profissional. Espac. Saude [Internet]. 20º de dezembro de 2020 [citado 28º de abril de 2024];21(2):26-33. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/699

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>