A percepção do egresso sobre a avaliação de aprendizagem no internato médico de saúde coletiva.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n1p48

Palavras-chave:

Avaliação Educacional. Internato e Residência. Medicina. Saúde Coletiva.

Resumo

Estudo sobre a percepção do egresso acerca da avaliação da aprendizagem no Internato médico de Saúde Coletiva, tarefa didática do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é revelar como o processo de avaliação de aprendizagem do Internato de Saúde Coletiva foi percebido pelo egresso. Estudo descritivo qualitativo com técnica de grupo focal. Foram realizados 4 grupos, a maioria mistos, masculinos e femininos, de idades entre 26 e 36 anos, totalizando 19 profissionais da medicina de especialidades variadas. O método interpretativo dos dados utilizado foi análise temática. Os resultados foram organizados como pontos positivos, negativos e sugestões em relação à avaliação por prova, à avaliação diária, ao feedback mensal, aos resumos teóricos e seminários, à avaliação de habilidade e atitude e ao relacionamento com o professor. Como conclusão a prova teórica foi o método menos relevante e a avaliação diária com feedback foi o mais importante para a aprendizagem.

Biografia do Autor

Ieda Maria Leonel, Faculdades Pequeno Príncipe

Médica de Família e Comunidade. Professora de Medicina das Faculdades Pequeno Prínicpe.

Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, Brasil(2016)
Membro de Grupo de Pesquisa das Faculdades Pequeno Príncipe.

João José Batista de Campos, Universidade Estadual de Londrina.

Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo, Brasil(2009)
Professor Associado B da Universidade Estadual de Londrina , Brasil

Roberto Zonato Esteves, Coordenador do Curso de Medicina Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil(1997)
Professor Associado C da Universidade Estadual de Maringá , Brasil

Downloads

Publicado

2019-05-20

Como Citar

1.
Leonel IM, Sanches L da C, Batista de Campos JJ, Esteves RZ. A percepção do egresso sobre a avaliação de aprendizagem no internato médico de saúde coletiva. Espac. Saude [Internet]. 20º de maio de 2019 [citado 21º de dezembro de 2024];20(1):48-61. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/640

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.