Espaço para a Saúde https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude <p class="style17"><span class="style18">Publicação do Programa de Pós-Graduação <em>Stricto sensu</em> em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe.<br /></span></p> <p class="style17"><strong><span class="style18">Apresentação:</span></strong></p> <p class="style19"> A revista Espaço para a Saúde criada na década de 80 por pesquisadores e docentes do Paraná, consolidou-se como espaço de importantes reflexões na área da Saúde Coletiva. Dando continuidade a esta trajetória, no ano de 2018 passa a ser editada pelo Programa de Pós-Graduação <em>Stricto sensu</em> em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. Caracteriza-se como periódico nacional, em versão on-line.</p> <p class="style19">A revista é afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC.</p> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p> <ol> <li>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">Licença Creative Commons Attribution </a>que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</li> <li>Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</li> <li>Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja <a href="http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html" target="_new">O Efeito do Acesso Livre</a>).</li> </ol> espaco-saude@fpp.edu.br (Elaine Rossi Ribeiro) espaco-saude@fpp.edu.br (Espaço para a Saúde) Tue, 02 Apr 2024 18:34:23 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Competências gerais, específicas e dificuldades para a atuação dos farmacêuticos como preceptores: revisão integrativa https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/975 <p>O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar as competências gerais, específicas e as dificuldades para a atuação dos farmacêuticos como preceptores. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados eletrônicas PubMed, Web of Science, Embase e Scopus, utilizando artigos publicados sobre competências gerais e específicas dos preceptores farmacêuticos. A busca inicial identificou 355 artigos, dentre os quais 14 atenderam aos critérios de inclusão. Foram encontradas como principais competências gerais: habilidade de comunicação, conhecimento, resolução de problemas, desenvolvimento de pensamento crítico e profissionalismo; como específicas: <em>feedbacks</em>, relacionamento interpessoal, atividades baseadas nas necessidades dos alunos, planejamento, expectativa compartilhada e liderança; e foram vistas como principais dificuldades: necessidade de maior qualificação dos preceptores e falta de tempo para exercer as atividades da preceptoria. O conhecimento dessas competências e dificuldades pode contribuir para uma melhor força de trabalho na educação acadêmica e experiencial em farmácia.</p> Alana Gomes de Souza, Fernanda Sardinha de Abreu Tacon , Lagerson Mauad Freitas Copyright (c) 2024 Alana Gomes de Souza, Fernanda Sardinha de Abreu Tacon , Lagerson Mauad Freitas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/975 Tue, 16 Apr 2024 00:00:00 -0300 Consumo de bebida alcoólica por estudantes de medicina: um panorama global https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/983 <p>O consumo de bebidas alcoólicas representa um dos principais fatores de risco de envolvimento em acidentes de trânsito. Objetivou-se analisar o panorama geral de consumo de bebida alcoólica por estudantes de medicina e as implicações nos<br />acidentes de trânsito. Foram consultadas as bases de dados SciELO, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde e incluídos dez artigos completos disponíveis entre 2010 e 2022, em língua portuguesa e inglesa. Resultou que o consumo de bebidas alcoólicas pelos estudantes variou de 76,6% a 81,2%, e que ingerir bebidas alcoólicas<br />expõe os motoristas ao envolvimento em acidentes de trânsito 68% maior do que os que não estão expostos a tal fator. Concluiu-se que os estudantes de medicina, população jovem, apresentam um alto índice de consumo de bebidas alcoólicas, e os motivos envolvidos apontam para o nível de pressão do curso, alta carga horária, períodos do curso mais avançados, festas acadêmicas e morar sem os pais.</p> Celio Natal dos Santos, Nicoli Aparecida Lourenço, Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini Copyright (c) 2024 Celio Natal dos Santos, Nicoli Aparecida Lourenço, Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/983 Tue, 02 Apr 2024 00:00:00 -0300 Fatores correlacionados a Síndrome de Burnout entre acadêmicos: estudo transversal https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/995 <p>Apesar de predominante no ambiente de trabalho, a Síndrome de Burnout (SB) torna-se cada vez mais frequente no ambiente universitário. Com objetivo de verificar a prevalência da SB entre acadêmicos e correlacionar essa variável com aspectos sociodemográficos e de saúde, esse estudo transversal foi conduzido com uma amostra composta por 72 participantes. O protocolo de avaliação foi composto por um questionário sociodemográfico, avaliação da Síndrome de Burnout, de sintomas depressivos, saúde geral, aspectos sociais e sintomas osteomusculares. A correlação de Spearman foi utilizada para análise estatística. Houve predomínio da SB entre a amostra (65,2%). Observou-se correlações significativas entre aspectos sociais e descrença (p=0.016; r=-0.283), eficácia estudantil (p=&lt;0.001; r=-0.399) e sintomas depressivos (p=&lt;0.001; r=-0.547), bem como entre a saúde geral e<br />sintomas depressivos (p=0.012; r=-0.295). Estabelecer esse tipo de medida permite planejar ações voltadas à assistência estudantil, priorizando intervenções e práticas preventivas que colaborem com a promoção da saúde no ambiente universitário.</p> Mell Gomes Resende, Carlos Antonio Bueno dos Santos, Daniela Filgueira Lima, Luana Rodrigues Barbosa, Giovana Resende de Souza, Gustavo Carrijo Barbosa Copyright (c) 2024 Mell Gomes Resende, Carlos Antonio Bueno dos Santos, Daniela Filgueira Lima, Luana Rodrigues Barbosa, Giovana Resende de Souza, Gustavo Carrijo Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/995 Mon, 22 Apr 2024 00:00:00 -0300