https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/issue/feedEspaço para a Saúde2024-04-02T18:34:23-03:00Elaine Rossi Ribeiroespaco-saude@fpp.edu.brOpen Journal Systems<p class="style17"><span class="style18">Publicação do Programa de Pós-Graduação <em>Stricto sensu</em> em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe.<br /></span></p> <p class="style17"><strong><span class="style18">Apresentação:</span></strong></p> <p class="style19"> A revista Espaço para a Saúde criada na década de 80 por pesquisadores e docentes do Paraná, consolidou-se como espaço de importantes reflexões na área da Saúde Coletiva. Dando continuidade a esta trajetória, no ano de 2018 passa a ser editada pelo Programa de Pós-Graduação <em>Stricto sensu</em> em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. Caracteriza-se como periódico nacional, em versão on-line.</p> <p class="style19">A revista é afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC.</p>https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/975Competências gerais, específicas e dificuldades para a atuação dos farmacêuticos como preceptores: revisão integrativa2024-02-23T11:05:14-03:00Alana Gomes de Souzaalana.souza@ebserh.gov.brFernanda Sardinha de Abreu Tacon fernandabreu2010@yahoo.com.brLagerson Mauad Freitas lagersonmauad@gmail.com<p>O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar as competências gerais, específicas e as dificuldades para a atuação dos farmacêuticos como preceptores. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados eletrônicas PubMed, Web of Science, Embase e Scopus, utilizando artigos publicados sobre competências gerais e específicas dos preceptores farmacêuticos. A busca inicial identificou 355 artigos, dentre os quais 14 atenderam aos critérios de inclusão. Foram encontradas como principais competências gerais: habilidade de comunicação, conhecimento, resolução de problemas, desenvolvimento de pensamento crítico e profissionalismo; como específicas: <em>feedbacks</em>, relacionamento interpessoal, atividades baseadas nas necessidades dos alunos, planejamento, expectativa compartilhada e liderança; e foram vistas como principais dificuldades: necessidade de maior qualificação dos preceptores e falta de tempo para exercer as atividades da preceptoria. O conhecimento dessas competências e dificuldades pode contribuir para uma melhor força de trabalho na educação acadêmica e experiencial em farmácia.</p>2024-04-16T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Alana Gomes de Souza, Fernanda Sardinha de Abreu Tacon , Lagerson Mauad Freitas https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/983Consumo de bebida alcoólica por estudantes de medicina: um panorama global2024-03-04T14:13:38-03:00Celio Natal dos Santoscelio.santos@aluno.fpp.edu.brNicoli Aparecida Lourençonicoli.lourenco@aluno.fpp.edu.brMaria Cecilia Da Lozzo Garbeliniceciliagarbelini@hotmail.com<p>O consumo de bebidas alcoólicas representa um dos principais fatores de risco de envolvimento em acidentes de trânsito. Objetivou-se analisar o panorama geral de consumo de bebida alcoólica por estudantes de medicina e as implicações nos<br />acidentes de trânsito. Foram consultadas as bases de dados SciELO, PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde e incluídos dez artigos completos disponíveis entre 2010 e 2022, em língua portuguesa e inglesa. Resultou que o consumo de bebidas alcoólicas pelos estudantes variou de 76,6% a 81,2%, e que ingerir bebidas alcoólicas<br />expõe os motoristas ao envolvimento em acidentes de trânsito 68% maior do que os que não estão expostos a tal fator. Concluiu-se que os estudantes de medicina, população jovem, apresentam um alto índice de consumo de bebidas alcoólicas, e os motivos envolvidos apontam para o nível de pressão do curso, alta carga horária, períodos do curso mais avançados, festas acadêmicas e morar sem os pais.</p>2024-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Celio Natal dos Santos, Nicoli Aparecida Lourenço, Maria Cecilia Da Lozzo Garbelinihttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/995Fatores correlacionados a Síndrome de Burnout entre acadêmicos: estudo transversal2024-03-07T15:03:14-03:00Mell Gomes Resendemellgomesr09@gmail.comCarlos Antonio Bueno dos Santoscb3635567@gmail.comDaniela Filgueira Limadanielafilgueiralima350@gmail.comLuana Rodrigues Barbosaluana.rb.lua@gmail.comGiovana Resende de Souzagiovanarezendes14@gmail.comGustavo Carrijo Barbosagustavocarrijo@live.com<p>Apesar de predominante no ambiente de trabalho, a Síndrome de Burnout (SB) torna-se cada vez mais frequente no ambiente universitário. Com objetivo de verificar a prevalência da SB entre acadêmicos e correlacionar essa variável com aspectos sociodemográficos e de saúde, esse estudo transversal foi conduzido com uma amostra composta por 72 participantes. O protocolo de avaliação foi composto por um questionário sociodemográfico, avaliação da Síndrome de Burnout, de sintomas depressivos, saúde geral, aspectos sociais e sintomas osteomusculares. A correlação de Spearman foi utilizada para análise estatística. Houve predomínio da SB entre a amostra (65,2%). Observou-se correlações significativas entre aspectos sociais e descrença (p=0.016; r=-0.283), eficácia estudantil (p=<0.001; r=-0.399) e sintomas depressivos (p=<0.001; r=-0.547), bem como entre a saúde geral e<br />sintomas depressivos (p=0.012; r=-0.295). Estabelecer esse tipo de medida permite planejar ações voltadas à assistência estudantil, priorizando intervenções e práticas preventivas que colaborem com a promoção da saúde no ambiente universitário.</p>2024-04-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Mell Gomes Resende, Carlos Antonio Bueno dos Santos, Daniela Filgueira Lima, Luana Rodrigues Barbosa, Giovana Resende de Souza, Gustavo Carrijo Barbosa