Avaliação do desenvolvimento das competências gerais em cursos de bacharelado em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e792

Palavras-chave:

Competências Gerais, Estudantes de Ciências da Saúde, Educação Física.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o desenvolvimento das competências gerais em Cursos de Bacharelado em Educação Física, tendo sido estudadas duas Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná. O estudo foi analítico com abordagem quantitativa e método transversal utilizando o instrumento elaborado e validado por De Matia para a avaliação das competências gerais nos cursos da saúde. A amostra total foi de 263 respondentes. Quando comparamos as respostas dos professores à auto-avaliação pelos graduandos, observamos escores menores em todas as dimensões estudadas. Os graduandos dos primeiros períodos se avaliam pior do que aqueles em períodos mais avançados do curso. Os professores percebem graduandos do sexo feminino, mais hábeis na postura inovadora e crítica e os graduandos destacam colegas do sexo feminino como mais hábeis na interação com seus pares e sociedade. Conclui-se que os graduandos envolvidos na pesquisa estão desenvolvendo parcialmente as competências gerais fundamentais para a sua atuação profissional.

Biografia do Autor

Júlio César Lacerda Martins, ECEME

Mestre,  Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), Rio de Janeiro - Rj, Brasil

Flavia Angela Servat Martins

Mestre, UniGuairacá, Rio de Janeiro- Rj, Brasil.

Roberto Zonato Esteves, Universidade Estadual de Maringá

Doutor, Universidade Estadual de Maringá e Faculdades Pequeno
Príncipe. 

Referências

Apóstolo JLA, Tanner BA, Arfken CL. Análise Fatorial Confirmatória da Versão portuguesa da Depression Anxiety Stress Scale-21. Rev. Latino-Am. Enfermagem 20(3):[7 telas] maio-jun. 2012

Castro MMLD, Hökerberg YHM, Passos SR. Validade Dimensional do Instrumento de Qualidade de vida WHOQOL-BREF aplicado a trabalhadores de saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 29(7):1357-1369, jul, 2013

Coutinho SDS. Competências do profissional de Educação Física na Atenção Básica à Saúde [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2011.

De Matia G, De Almeida MJ, Esteves RZ, Ribeiro ER, Coelho ICMM. Desenvolvimento e Validação de Instrumento para Avaliação das Competências Gerais nos Cursos da Área da Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica. 43 (1 Supl. 1): 606-613; 2019.

Egerland EMAM. Competências profissionais de treinadores esportivos [dissertação]. Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina; 2009.

Hair JF, Black WC, Babin BJ. Análise multivariada de dados. Tradução Adonai Schlup Sant‟tAnna. 6ª ed. Porto Alegre: Bookman; 2010.

Ministério da Educação (Brasil). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. RESOLUÇÃO Nº 7. Diário Oficial da União. Seção 1, p.18. Brasília, 5 de abril de 2004.

Moraes NS, Ramos F. O uso das tecnologias da comunicação no ensino superior: um estudo sobre a perspetiva institucional no contexto do ensino superior público português [tese]. Portugal: Universidade de Aviero; 2011.

Oliveira FMCSN, Ferreira EC, Rufino NA, Santos MSS. Educação permanente e qualidade da assistência à saúde: aprendizagem significativa no trabalho da enfermagem. Aquichan 11(1): 48-65 abr,2011.

Ravazzani EDA, Matia G, Coelho IM, Esteves RZ. Avaliação do desenvolvimento das competências geraisem graduandos de cursos de nutrição. Inter J H Educ, Salvador, 2(1):42-52, out, 2018.

Rocha VM, Centurião CH. Profissionais da saúde: formação, competência e responsabilidade social. 1ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS; 2007.

Tavares MFL, Rocha RM, Bittar CML, Petersen CB, Andrade M. A promoção da saúde no ensino profissional: desafios na Saúde e a necessidade de alcançar outros setores. Ciência & Saúde Coletiva, 21(6):1799-1808, 2016.

Downloads

Publicado

2021-10-13

Como Citar

1.
Lacerda Martins JC, Martins FAS, Esteves RZ. Avaliação do desenvolvimento das competências gerais em cursos de bacharelado em Educação Física. Espac. Saude [Internet]. 13º de outubro de 2021 [citado 28º de abril de 2024];22. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/792

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)