Programa pesquisa para o SUS(PPSUS): contribuições para a ciência, tecnologia e inovação em saúde no Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p65Resumo
O Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde: gestão compartilhada em saúde (PPSUS) é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde para promover o desenvolvimento científico e tecnológico de cada Unidade Federativa brasileira. Este artigo tem por objetivo apresentar os principais indicadores gerenciais e a aplicabilidade para o SUS dos resultados das pesquisas financiadas pelo PPSUS no estado do Paraná. Foram analisados dados de 2004 a 2013 disponíveis na plataforma Pesquisa Saúde do Decit/SCTIE/MS. Os dados quantitativos foram analisados por meio de frequências absolutas e relativas e medidas de tendência central. Os dados qualitativos relativos à aplicabilidade dos resultados para o SUS foram categorizados, descritos e analisados seguindo o método proposto por Minayo para análise de conteúdo. O Paraná participou de cinco edições do PPSUS com 246 projetos financiados, envolvendo R$ 16.095.000,00 em recursos financeiros. As temáticas de pesquisa mais frequentes estavam relacionadas às doenças não transmissíveis (19,84%) e transmissíveis (18,62%). As pesquisas financiadas concentraram-se em Curitiba, Londrina e Maringá. A aplicabilidade dos resultados das pesquisas no SUS focou a possibilidade de disponibilizar propostas alternativas e/ou melhorias para o apoio terapêutico na assistência à saúde, gerar conhecimento para compreender o processo saúde-doença e subsidiar a formulação das políticas/programas/estratégias e a tomada de decisão. O aumento do aporte de recursos financeiros e do número de projetos de pesquisa financiados indicam a ampliação do Programa no estado e os resultados dos estudos apresentam potencial para contribuir para diversas esferas do setor saúde, da assistência à gestão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).