SISTEMA MUNICIPAL SAÚDE-ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2013v14n1/2p104Palavras-chave:
educação médica, atenção à saúde, educação em saúde.Resumo
Trata-se de um relato de caso do processo de implantação do modelo de Sistema Municipal Saúde-Escola como ação estratégica para a gestão do trabalho e da educação na Secretaria de Saúde de
São José dos Pinhais - PR. O relato trata de uma experiência de qualificação dos profissionais por meio da sistematização e coordenação de programa formal de ensino iniciado em 2009 aqui relatado até 2013. A crescente demanda por serviços especializados, a proximidade com Instituições de Ensino e a possibilidade de contratar profissionais com perfil docente foram oportunidades identificadas no cenário local que tornaram possível a implantação de programas de residências em saúde e o fortalecimento do programa de educação permanente. A coordenação dos serviços assistenciais e de ensino integrou os processos de trabalho com o objetivo de especializar profissionais em áreas estratégicas para o cenário local. Os programas de ensino em serviço foram institucionalizados com a criação de funções e cargos no organograma da Secretaria Municipal de Saúde, regulamentados por lei municipal que instituiu o Sistema Saúde-Escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).