Lições aprendidas na comparação dos sistemas de saúde brasileiro e espanhol
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p121Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Sistemas de Saúde, Avaliação de Sistemas de Saúde, Educação Médica, Políticas de Saúde, Educação continuada.Resumo
Este artigo aborda características dos sistemas de saúde e do desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (APS) do Brasil e da Espanha. Pretende-se discutir fortalezas e fragilidades dos diferentes cenários, no âmbito dos sistemas de saúde, para a formação médica de graduação, comprometida com o desenvolvimento da APS. Foram utilizadas as documentações produzidas nas pesquisas de pós-doutorado realizadas respectivamente, em Madri (FORSTER, 2004) e Granada (CAMPOS, 2015) e documentação oficial publicada pelos dois sistemas. A avaliação dos resultados dos dois sistemas de saúde selecionou as variáveis: gastos anuais, o indicador proporção de internações sensíveis à atenção básica (ISAB), as coberturas da população por equipes e médicos de APS atingidas nos dois países. A formação médica orientada para a atenção primária na Espanha baseou-se no Plano de estudos de 1999 e de 2015 das duas Faculdades – da Universidade Autônoma de Madri e Universidade de Granada e, do Brasil apoiou-se nas diretrizes curriculares de 2001 e 2014. Resultados: foram observadas mudanças políticas que vêm ocorrendo nos dois sistemas de saúde, alterando o financiamento e a estrutura da APS, com reflexos no seu desempenho. Estudos futuros são necessários para acompanhar o impacto das mudanças dos sistemas de saúde sobre a formação médica voltada para o desenvolvimento da APS.Downloads
Publicado
2016-11-23
Como Citar
1.
Campos JJB de, Forster AC, Freire Filho JR. Lições aprendidas na comparação dos sistemas de saúde brasileiro e espanhol. Espac. Saude [Internet]. 23º de novembro de 2016 [citado 21º de dezembro de 2024];17(1):121-9. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/376
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Artigos
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