Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde.

Autores

  • Tereza Miranda Rodrigues Secretaria de Estado da Saúde/Escola de Saúde Pública do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p138

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Políticas Públicas, Integração Docente-Assistencial.

Resumo

No âmbito do Sistema Único de Saúde, criado num contexto de transformações e reformas nas políticas sociais brasileiras, uma das preocupações é a formulação de políticas educacionais para trabalhadores do setor coerente com esse sistema. Duas importantes políticas de educação profissional em saúde, o Projeto Larga Escala e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde são exemplos de respostas à essa preocupação. Para este estudo a Análise Documental constituiu o percurso metodológico, com a Resolução CIPLAN nº 15 de 11 de novembro de 1985 e a Portaria nº 198/GM/MS, de 13 de fevereiro de 2004. Implantadas em momentos diferentes pelo Ministério da Saúde as duas políticas apresentam em comum o conceito da integração ensino-serviço como substrato ao processo de organização do sistema de saúde brasileiro. A presença do conceito revela a importância da sintonia entre formação e serviço, aspecto sempre em destaque no campo da saúde.

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Publicado

2016-11-23

Como Citar

1.
Miranda Rodrigues T. Integração ensino-serviço e políticas de educação profissional em saúde: projeto larga escala e educação permanente em saúde. Espac. Saude [Internet]. 23º de novembro de 2016 [citado 18º de dezembro de 2024];17(1):138-44. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/378

Edição

Seção

Artigos

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