Visão de estudantes de medicina sobre os resultados da pandemia de Covid-19 no currículo paralelo
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2023v24.e960Palavras-chave:
Currículo, COVID-19, Educação MédicaResumo
A pandemia de Covid-19 impactou significativamente a educação médica, em especial o currículo paralelo, que engloba diversas atividades extracurriculares, tais quais: ligas acadêmicas, estágios, projeto de extensão, iniciação científica, monitoria e disciplinas optativas. Este estudo pretende analisar o resultado da pandemia de Covid-19 sobre o currículo paralelo sob a ótica de acadêmicos de Medicina. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com recorte transversal, por meio de questionário online via Google Forms® com perguntas na escala tipo Likert. A amostra foi composta por 340 estudantes de Medicina, cursando do 4º ao 12º período, de Curitiba, Paraná. A modalidade online facilitou a submissão de trabalhos científicos, bem como a acessibilidade a eventos médicos, que obtiveram maior adesão dentre as atividades avaliadas. Destaca-se a participação em pesquisas científicas, em especial pelos alunos do ciclo
básico/clínico. Logo, a maioria dos participantes concordam que existem adaptações a serem mantidas no período pós pandemia.
Referências
ABLAM – Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina [Internet]. ablam.org.br. Disponível em: https://ablam.org.br/?page_id=159
Al-Balas M, Al-Balas HI, Jaber HM, Obeidat K, Al-Balas H, Aborajooh EA, et al. Distance learning in clinical medical education amid COVID-19 pandemic in Jordan: current situation, challenges, and perspectives. BMC Medical Education [Internet]. 2020 [citado 09 jun 2021];20(1). Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-020-02257-4
Alsoufi A, Alsuyihili A, Msherghi A, Elhadi A, Atiyah H, Ashini A, et al. Impact of the COVID-19 pandemic on medical education: Medical students’ knowledge, attitudes, and practices regarding electronic learning. PLoS One [Internet]. 2020 [citado 10 dez 2022];15(11):e0242905. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0242905
Campanholo EM, Ritter GP, Barros GFO, Coimbra Neto JBR, Silva AMTC, Almeida RJ de. Avaliação da condição de saúde mental de estudantes de Medicina perante o cenário da pandemia da Covid-19. Research, Society and Development [Internet]. 2021 [citado 14 mar 2023];10(16):e596101623933. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23933
Chehuen Neto JA, Sirimarco MT, Cândido TC, Ferreira IA, Campos RCF, Martins SC. Currículo paralelo na graduação médica na perspectiva dos estudantes. Revista Médica de Minas Gerais [Internet]. 2013 [citado 19 nov 2020]; 23(4);Oct;23(4):467–78. Disponível em: https://dx.doi.org/10.5935/2238-3182.20130073
Costa BMM, Lima SE, Campos FAT, Arnaud RR. Tecnologia digital como ferramenta na monitoria acadêmica do curso de Odontologia em tempos de pandemia COVID-19. Revista ABENO [Internet]. 2021 [citado 11 dez 2022];21(1):1187. Disponível em: https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1187
Dalmoro M, Vieira KM. Dilemas na construção de escalas Tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? Revista Gestão Organizacional [Internet]. 2014 [citado 21 nov 2020];6(3), 161-174. Disponível em: https://doi.org/10.22277/rgo.v6i3.1386
Dedeilia A, Sotiropoulos MG, Hanrahan JG, Janga D, Dedeilias P, Sideris M. Medical and Surgical Education Challenges and Innovations in the COVID-19 Era: A Systematic Review. In Vivo (Athens, Greece) [Internet]. 2020 [citado 19 nov 2020];34(3 Suppl):1603–11. Disponível em: https://doi.org/10.21873%2Finvivo.11950
Favero M, Oliveira NR, Abreu JA, Silva CM, Gois ALA. Eventos Científicos E A Educação Médica Durante A Pandemia: Uma Revisão Integrativa Da Literatura / Scientific Events And Medical Education During Pandemia: An Integrative Literature Review. Brazilian Journal of Development [Internet]. 2020 [citado 11 dez 2022];6(10):75761–72. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-123
Ferreira IG, Carreira LB, Botelho NM, Souza LEA. Atividades extracurriculares e formação médica: diversidade e flexibilidade curricular. Interdisciplinary Journal of Health Education [Internet]. 2016 [citado 20 nov 2020];1(2):114–24. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/ijhe.2016.022
Hertling SF, Back DA, Eckhart N, Kaiser M, Graul I. How far has the digitization of medical teaching progressed in times of COVID-19? A multinational survey among medical students and lecturers in German-speaking central Europe. BMC Medical Education [Internet]. 2022 [citado 10 dez 2022];22(1);1-10. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-022-03470-z
Martin-Gorgojo A, Bernabeu-Wittel J, Linares-Barrios M, Russo-de la Torre F, García-Doval I, del Río-de la Torre E. Congreso virtual de dermatología realizado a través de Telegram® durante el confinamiento de la COVID-19: organización y evaluación. Actas Dermo-Sifiliográficas [Internet]. 2020 [citado 15 dez 2020];111(10):852–60. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ad.2020.08.009
Newman NA, Lattouf OM. Coalition for medical education-A call to action: A proposition to adapt clinical medical education to meet the needs of students and other healthcare learners during COVID-19. Journal of Cardiac Surgery [Internet]. 2020 [citado 19 nov 2020]; Disponível em: https://doi.org/10.1111/jocs.14590
Oliveira ME, Mendes JHV, Mombelli MA, Andrade LMXG. Relato de Experiência da Monitoria Virtual em Tempos de Pandemia da Covid-19. Pleiade [Internet]. 2022 [citado 11 dez 2022];16(36):27–33. Disponível em: https://pleiade.uniamerica.br/index.php/pleiade/article/view/774
Osório MEM, Osternack KT, Mello RG, Wos WS, Mendes JO. A experiência de ser paciente simulado durante a formação na área da saúde. Espac. Saude [Internet]. 2022 [citado 19 jun 2023];23. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/880
Ottinger ME, Farley LJ, Harding JP, Harry LA, Cardella JA, Shukla AJ. Virtual medical student education and recruitment during the COVID-19 pandemic. Seminars in Vascular Surgery [Internet]. 2021 [citado 29 out 2021];34(3):132–8. Disponível em: https://doi.org/10.1053/j.semvascsurg.2021.06.001
Pokryszko-Dragan A, Marschollek K, Nowakowska-Kotas M, Aitken G. What can we learn from the online learning experiences of medical students in Poland during the SARS-CoV-2 pandemic?. BMC Med Educ [Internet]. 2021 [citado 10 dez 2022];21(1):1-12. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-021-02884-5
Porpiglia F, Checcucci E, Autorino R, Amparore D, Cooperberg MR, Ficarra V, et al. Traditional and Virtual Congress Meetings During the COVID-19 Pandemic and the Post-COVID-19 Era: Is it Time to Change the Paradigm?. European Urology [Internet]. 2020 [citado 19 nov 2020];78(3):301-3. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.eururo.2020.04.018
R Core Team (2021). R: A Language and environment for statistical computing. (Version 4.0) [Software de computador]. Obtido de: https://cran.r-project.org. (R packages retrieved from MRAN snapshot)
Rego S. A prática na formação médica: o estágio extracurricular em questão. Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado). Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 1994.
Roberts V, Malone K, Moore P, Russell-Webster T, Caulfield R. Peer teaching medical students during a pandemic. Medical Education Online [Internet]. 2020 [citado 09 jun 2021];25(1):1-2. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10872981.2020.1772014
Rubinger L, Gazendam A, Ekhtiari S, Nucci N, Payne A, Johal H, et al. Maximizing virtual meetings and conferences: a review of best practices. International Orthopaedics (SICOT) [Internet]. 2020 [citado 19 nov 2020];44(8):1461-6. Disponível em: https://doi.org/10.1007%2Fs00264-020-04615-9
Sahu P. Closure of Universities Due to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Impact on Education and Mental Health of Students and Academic Staff. Cureus [Internet]. 2020 [citado 09 jun 2021];12(4):1-6. Disponível em: https://doi.org/10.7759/cureus.7541
Sandhu P, Wolf M. The impact of COVID-19 on the undergraduate medical curriculum. Medical Education Online [Internet]. 2020 [citado 19 nov 2020];25(1):1-2. Disponível em: https://doi.org/10.1080%2F10872981.2020.1764740
Santos VH, Ferreira JH, Alves GCA, Naves NM, Oliveira SL, Raimondi GA, et al. Currículo oculto, educação médica e profissionalismo: uma revisão integrativa. Interface (Botucatu) [Internet]. 2020 [citado 19 nov 2020];24:e190572. Disponível em: https://doi.org/10.1590/Interface.190572
Tavares AP, Ferreira RA, França EB, Fonseca Junior CA, Lopes GC, Dantas NGT, et al. O "Currículo Paralelo" dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Rev bras educ med [Internet]. 2007 [citado 19 nov 2020];31(3):254–65. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022007000300008
The jamovi project (2021). jamovi. (Version 1.8) [Software de computador]. Obtido de: https://www.jamovi.org.
Wilcha RJ. Effectiveness of Virtual Medical Teaching During the COVID-19 Crisis: Systematic Review. JMIR Med Educ [Internet]. 2020 [citado 10 dez 2022];6(2):e20963. Disponível em: https://doi.org/10.2196/20963
World Health Organization. WHO Director-General’s Opening Remarks at the Media Briefing on COVID-19 - 11 March 2020 [Internet]. World Health Organization. 2020. Disponível em: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).