Um instrumento de avaliação do interno de pediatria na Atenção Primária à Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2023v24.e949

Palavras-chave:

Pediatria, Avaliação Educacional, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Os estudantes de Medicina têm contato com diferentes áreas e cenários durante o internato e devem ter seu desempenho avaliado em cada um deles. Contudo, muitos estudantes não se sentem devidamente avaliados e, diante disso, nosso objetivo foi desenvolver um instrumento de avaliação do desempenho de estudantes de Medicina, no período do internato em pediatria, para uso durante o estágio realizado na Atenção Primária à Saúde. Realizou-se uma pesquisa metodológica com elaboração de um instrumento e contribuição de especialistas com experiência em ensino, por meio de convites eletrônicos. Ao final do estudo, utilizando-se a técnica Delphi, dos vinte itens constantes no instrumento original, dezessete foram aceitos pelos 11 especialistas que participaram das duas rodadas de análise. Dessa forma, a pesquisa alcançou seu objetivo e, por meio deste artigo, divulgamos a proposta de um “Instrumento de avaliação de internos de Medicina no estágio de pediatria na Atenção Primária à Saúde”.

Biografia do Autor

PatriciaTarasiuk Fylyk Toti, Faculdades Pequeno Príncipe

Especialista em Pediatria. Mestranda em Ensino nas Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná.

Maria Rosa Machado Prado, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutora em Processos Biotecnológicos pela Universidade Federal do Paraná. Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná.

Edson Roberto Arpini Miguel, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto de Saúde Coletiva UEM, Doutor em Ciências – Ensino em Saúde – UNICAMP, Mestre em Medicina – Pediatria – UFRJ, Chefe Adjunto do Departamento de Medicina da UEM, Maringá, Paraná.

Rosana Alves, Centro Universitário FAESA

Pós-doutora em Ensino na Saúde pela UNICAMP, Docente do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde – SESA/ES e Centro Universitário FAESA, Vitória, Espírito Santo.

Marcio José de Almeida, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná.

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

1.
Toti PF, Prado MRM, Miguel ERA, Alves R, Almeida MJ de. Um instrumento de avaliação do interno de pediatria na Atenção Primária à Saúde. Espac. Saude [Internet]. 15º de agosto de 2023 [citado 21º de dezembro de 2024];24. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/949

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