A interconsulta favorece resolutividade na Atenção Primária: relato de caso da equipe de apoio à Estratégia de Saúde da Família em Paranaguá (pr)
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p152Palavras-chave:
Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Relações Interprofissionais, Núcleos de Apoio - Saúde.Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a resolutividade e repercussões da estratégia de interconsultas, promovida por meio da inserção de profissionais de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia e nutrição (equipe de apoio) em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Paranaguá. Trata-se de projeto piloto na Atenção Primária à Saúde (APS), que combinou de modo exploratório metodologias quali e quantitativas, a fim de subsidiar a futura implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). A proposta foi organizada em etapas: 1) familiarização da equipe com a UBS; 2) integração dialógica entre distintas especialidades e profissões (reuniões em equipe); 3) suporte técnico especializado ofertado à equipe (qualificação de ações); 4) proposição de práticas de interconsultas (ação colaborativa de profissionais de diferentes áreas). Os dados dos usuários atendidos por meio da interconsulta foram tabulados pelas seguintes variáveis: encaminhamento; resolução na atenção primária; encaminhamento para atenção secundária; local de encaminhamento; principais ações. Foram avaliadas/triadas pessoas com idade média de 18,43±20,83 de ambos os gêneros, de novembro de 2015 a julho de 2016. Verificou-se que a prática de interconsulta propiciou resolutividade em 56,5% dos casos, assim como facilitou a prática de encaminhamentos e acompanhamento evolutivo dos casos. A maior parte dos encaminhamentos constavam em casos com necessidade de especialistas. Conclui-se que ações de intervenção em APS são favorecidas pela interconsulta e possibilitam resolutividade em casos que, sem a presença dos profissionais da rede de apoio seriam encaminhados diretamente à atenção secundária.Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Mélo TR, Lucchesi V de O, Lima S de S, Signorelli MC. A interconsulta favorece resolutividade na Atenção Primária: relato de caso da equipe de apoio à Estratégia de Saúde da Família em Paranaguá (pr). Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 21º de fevereiro de 2025];17(2):152-9. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/296
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).