O Pró-Saúde e o PET-Saúde como ferramentas transformadoras do ensino em saúde: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n2p97Palavras-chave:
Política de Saúde. Integridade cientifica. Educação Superior. Sistema Único de Saúde.Resumo
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde foi realizado um levantamento de estudos junto às bases de dados eletrônicas da CAPES e da biblioteca digital de teses e dissertações da UFC, cujo objetivo é identificar e caracterizar as produções científicas derivadas do Pró-Saúde e do PET-Saúde no Brasil. A análise dos resultados dos 15 estudos selecionados foi realizada de forma descritiva, sendo dividida em dois subitens, com a finalidade de caracterizar as publicações, sendo eles: perfil das publicações e as categorias encontradas com maior relevância. Assim, a partir dos achados constata-se que após a implementação desses programas, mudanças significativas vêm sendo induzidas na perspectiva da reorientação da formação profissional em saúde. Apesar, da existência de algumas limitações e fragilidades no processo de implementação dos programas, que se constituem como desafios a serem enfrentados para o alcance efetivo de mudanças no ensino na área da saúde.
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