Um instrumento de avaliação do interno de pediatria na Atenção Primária à Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2023v24.e949

Palavras-chave:

Pediatria, Avaliação Educacional, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Os estudantes de Medicina têm contato com diferentes áreas e cenários durante o internato e devem ter seu desempenho avaliado em cada um deles. Contudo, muitos estudantes não se sentem devidamente avaliados e, diante disso, nosso objetivo foi desenvolver um instrumento de avaliação do desempenho de estudantes de Medicina, no período do internato em pediatria, para uso durante o estágio realizado na Atenção Primária à Saúde. Realizou-se uma pesquisa metodológica com elaboração de um instrumento e contribuição de especialistas com experiência em ensino, por meio de convites eletrônicos. Ao final do estudo, utilizando-se a técnica Delphi, dos vinte itens constantes no instrumento original, dezessete foram aceitos pelos 11 especialistas que participaram das duas rodadas de análise. Dessa forma, a pesquisa alcançou seu objetivo e, por meio deste artigo, divulgamos a proposta de um “Instrumento de avaliação de internos de Medicina no estágio de pediatria na Atenção Primária à Saúde”.

Biografia do Autor

PatriciaTarasiuk Fylyk Toti, Faculdades Pequeno Príncipe

Especialista em Pediatria. Mestranda em Ensino nas Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná.

Maria Rosa Machado Prado, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutora em Processos Biotecnológicos pela Universidade Federal do Paraná. Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná.

Edson Roberto Arpini Miguel, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto de Saúde Coletiva UEM, Doutor em Ciências – Ensino em Saúde – UNICAMP, Mestre em Medicina – Pediatria – UFRJ, Chefe Adjunto do Departamento de Medicina da UEM, Maringá, Paraná.

Rosana Alves, Centro Universitário FAESA

Pós-doutora em Ensino na Saúde pela UNICAMP, Docente do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde – SESA/ES e Centro Universitário FAESA, Vitória, Espírito Santo.

Marcio José de Almeida, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná.

Referências

Artino Junior AR, LaRochelle JS, Dezze KJ, Gehlbach H. Developing questionnaires for educational research: AMEE Guide No. 87. Medical Teacher. [Internet] 2014[citado 15 jul 2023];36(6):463-474.Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4059192/pdf/MTE-36-463.pdf

Behrman RE, Kliegman RM. Nelson Princípios de PEDIATRIA. 4. ed. Vasconcelos MM, translator. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S. A.; 2004.

Brasil. Conselho Federal de Medicina. Código de Ética Médico; 2019. [Internet]. [citado 22 mar 2023]. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/PDF/cem2019.pdf

Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Brasília, DF; 2014.

Brasil. Ministério da Saúde. O que é Atenção Primária? [Internet]. [citado 25 jun 2023]. Disponível em: http://aps.saude.gov.br/smp/smpoquee

Costa M, Zagonel IPS. Percepção do estudante sobre a influência do ambiente/clima educacional no processo ensino-aprendizagem: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 2020 [citado 17 jul 2023];21(1):71-8. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/674

Demo P. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed.: São Paulo: Atlas; 1995.

Escolas Médicas do Brasil. [Internet]. [citado 22 mar 2023]. Disponível em: escolasmedicas.com.br

Gontijo ED, Alvim CG, Lima MECC. Manual de avaliação da aprendizagem no curso de graduação em Medicina. Rev. Docência Ens. Sup. [Internet]. 2015 [citado 15 jul 2023];5(1):205-32. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1980

Leonel IM, Sanches LC, Batista de Campos JJ, Esteves RZ. A percepção do egresso sobre a avaliação de aprendizagem no internato médico de saúde coletiva. Espac. Saude [Internet]. 2019 [citado 17 jul 2023];20(1):48-61. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/640

Lima FGS, Vieira RC, Matos LP, Mendonça FF, Filgueiras NC, Mendes ACM. Anamnese: uma reflexão da sua importância na relação médico-paciente dentro da formação médica. V Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar III Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar e II Feira de Empreendedorismo. UNIFIMES; 2021.

Lopez FA, Junior CD. Tratado de pediatria, Sociedade Brasileira de Pediatria. 1. ed. Barueri: Manole; 2007.

Madeiro Junior JR, Silva JL, Sales ACV, Souza ES. Validação de conteúdo para um instrumento para avaliação de estudantes de Medicina em sessões tutoriais. Rev. educ. med. [Internet] 2021[citado 15 jul 2023];45(3):1-9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/76gbKVQrmWw7ffnqnWmbWRH/abstract/?lang=pt

Marcondes E. Pediatria Básica. 8. ed. São Paulo: SARVIER; 1992.

Panúncio-Pinto MP, Troncon LEA. Avaliação do estudante – aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2014 [citado 15 jul 2023];47(3):314-23. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86684

Rigoni Junior JA, Souza JM de. Estratégias audiovisuais como instrumento de educação em saúde para pacientes com síndrome do manguito rotador. Revista Espaço para a Saúde. [Internet]. 2022. [cidado 17 jul 2023]. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/872

Sbolli K, Prado MRM. Encontros entre a formação acadêmica e a prática profissional na Atenção Primária à Saúde. Espaço para a saúde. [Internet]. 2022. [citado 17 jul 2023]. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/859

Sociedade Brasileira de Pediatria. [Internet]. 2022. [citado 23 fev 2023]. Disponível em: https://www.sbp.com.br/paginas/graduacao/

Souza PA, Zeferino AMB, Da Ros MA. Currículo integrado: entre o discurso e a prática. Revista Brasileira de Educação Médica. 2011;35(1):20- 25.

Zarili TF, Castanheira ER, Nunes LO, Sanine PR, Carrapato JF, Machado DF et al. Técnica Delphi no processo de validação do Questionário de Avaliação da Atenção Básica (QualiAB) para aplicação nacional. Saúde e Sociedade. [Internet] 2021[citado 15 jul 2023];30(2):1-14. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/qHycQhxWyPnNhdC5LLYjKpk/

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

1.
Toti PF, Prado MRM, Miguel ERA, Alves R, Almeida MJ de. Um instrumento de avaliação do interno de pediatria na Atenção Primária à Saúde. Espac. Saude [Internet]. 15º de agosto de 2023 [citado 3º de dezembro de 2024];24. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/949

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.