Estratégias audiovisuais como instrumento de educação em saúde para pacientes com síndrome do manguito rotador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2022v23.e872

Palavras-chave:

Educação em saúde, Relações médico-paciente, Manguito rotador

Resumo

A utilização de desenho manual e de videoaula são estratégias comumente utilizadas pelo médico para instruir o paciente sobre sua doença.  Com o objetivo de identificar se alguma dessas estratégias proporciona melhor aprendizado, foi desenvolvido este estudo prospectivo e randomizado, no qual um grupo de pacientes foi informado sobre o diagnóstico da síndrome do manguito rotador através de desenhos produzidos em tempo real, outro, por meio de uma videoaula. Ambas as estratégias explanadas pelo médico, durante o atendimento. Após terminar a consulta, foi aplicado aos pacientes um questionário para verificar o conhecimento adquirido. Participaram da pesquisa 88 pacientes, dispostos em dois grupos de 44 pessoas. Os desenhos mostraram-se significativamente mais eficazes em comparação a videoaula (p=0,0457), com relação a aquisição de conhecimentos pelo paciente, o que permite concluir que estratégias de ensino que envolvam ações de maior proximidade entre médico e paciente, podem interferir positivamente no aprendizado do paciente.

Biografia do Autor

Jorge Antonio Rigoni Junior, Faculdades Pequeno Principe

Ortopedista e Traumatologista. Mestrando em Ensino nas Ciências da Saúde nas Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

Juliano Mendes de Souza, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutor em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

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Publicado

2022-10-06

Como Citar

1.
Rigoni Junior JA, Souza JM de. Estratégias audiovisuais como instrumento de educação em saúde para pacientes com síndrome do manguito rotador. Espac. Saude [Internet]. 6º de outubro de 2022 [citado 2º de maio de 2024];23. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/872

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