Estratégias audiovisuais como instrumento de educação em saúde para pacientes com síndrome do manguito rotador
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2022v23.e872Palavras-chave:
Educação em saúde, Relações médico-paciente, Manguito rotadorResumo
A utilização de desenho manual e de videoaula são estratégias comumente utilizadas pelo médico para instruir o paciente sobre sua doença. Com o objetivo de identificar se alguma dessas estratégias proporciona melhor aprendizado, foi desenvolvido este estudo prospectivo e randomizado, no qual um grupo de pacientes foi informado sobre o diagnóstico da síndrome do manguito rotador através de desenhos produzidos em tempo real, outro, por meio de uma videoaula. Ambas as estratégias explanadas pelo médico, durante o atendimento. Após terminar a consulta, foi aplicado aos pacientes um questionário para verificar o conhecimento adquirido. Participaram da pesquisa 88 pacientes, dispostos em dois grupos de 44 pessoas. Os desenhos mostraram-se significativamente mais eficazes em comparação a videoaula (p=0,0457), com relação a aquisição de conhecimentos pelo paciente, o que permite concluir que estratégias de ensino que envolvam ações de maior proximidade entre médico e paciente, podem interferir positivamente no aprendizado do paciente.
Referências
Áfio ACE, Balbino AC, Alves MDS, Carvalho LV, Santos MCL, Oliveira NR. Analysis of the concept of nursing educational technology applied to the patient. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste [Internet]. 2014 Fev 16 [cited 2021 Mar 25];15(1). Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/8910/1/2014_art_mclsantos.pdf
Balint M. O médico, seu paciente e a doença. Rio de Janeiro: Atheneu; 1988.
Coelho EQ, Coelho AQ, Cardoso JED. Informações médicas na internet afetam a relação médico-paciente? Revista Bioét. 2013 Abr; 21(1):142–9.
Costa I. A análise de textos como metodologia para uma reflexão sobre a investigação educacional. In Alves, AB. (Org). 2007: 181-202.
Dixon M, Sweeney K. The human effect in medicine: theory, research, and practice. Boca Raton, Fl: Crc Press; 2000.
Facione P. “The Delphi Report” Critical Thinking: A Statement of Expert Consensus for Purposes of Educational Assessment and Instruction. California Academic Press [Internet]. 1989 Nov. Disponível em: https://www.qcc.cuny.edu/SocialSciences/ppecorino/CT-Expert-Report.pdf.
Kapanji AI. Fisiologia articular. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2007.
Kelmara A, Vieira M, Dalmoro M. Dilemas na Construção de Escalas Tipo Likert: o Número de Itens e a Disposição Influenciam nos Resultados? Revista Gestão organizacional. 2013; 6: 161-174.
Leite SS, Áfio ACE, Carvalho LV de, Silva JM, Almeida PC, Pagliuca LMF. Construction and validation of an Educational Content Validation Instrument in Health. Rev. Bras. de Enferm. [Internet]. 2018 [cited 2021 Jul 25];71(suppl 4):1635–41. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/xs83trTCYB6bZvpccTgfK3w/?lang=pt&format=pdf.
Lima CBP, Alves PTA, Jucá SCS, Silva SA. Ensinando com imagens: a comunicação visual como ferramenta de ensino-aprendizagem no livro didático de Filosofia adotado nos cursos integrados do IFCE. Research, Society and Development. 2020 Jun 7;9(7):e700974518.
Marcelo D, Giorgi A. Estratégias para melhorar a adesão ao tratamento anti-hipertensivo. Rev Bras Hipertens. 2006 Jan-Mar; 13(1): 47-50.
Marques GM, Silva-Junior JS. Síndrome do manguito rotador em trabalhadores de linha de montagem de caminhões. Cad. Saúde Colet. 2015 Jul-Set; 23(3): 323–329.
Marques JBV, Freitas D. Método DELPHI: caracterização e potencialidades na pesquisa em Educação. Pro-Posições. 2018 Ago; 29(2):389–415.
Meister K, Andrews JR. Classification and treatment of rotator cuff injuries in the overhand athlete. J Orthop Sports Phys Ther. 1993 Ago;18(2):413-421.
Mota LG, Lima F, Maíra O, Rodrigues M, Ricardo J, Martins L, Oliveira M, BRVG. A importância da comunicação visual na transmissão e consolidação dos conhecimentos de aluno de EAD na área da saúde: uso aplicado na elaboração de exercícios de fixação de conteúdo. UNA-SUS. Maio de 2016; Brasília, Brasil.
Neer 2nd CS. Anterior acromioplasty for the chronic impingement syndrome in the shoulder: a preliminary report. J Bone Joint Surg Am. 1972 jan; 54(1):41-50.
Ramos-Cerqueira ATA, Lima MCP. A formação da identidade do médico: implicações para o ensino de graduação em Medicina. Interface – Comunic., Saúde, Educ. 2002 Ago; 6(11):107–116.
Rattichieri L. Entenda seu Ombro - Anatomia, Ruptura de Manguito Rotador e Cirurgia de Reconstrução. Fisiopremium [Internet]. www.youtube.com. [cited 2022 Ago 2]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mjQaQyGDvyM&t=5s.
Revorêdo LDS, Maia RS, Torres GDV, Chaves Maia EM. O uso da técnica Delphi em saúde: uma revisão integrativa de estudos brasileiros. Arq Ciênc. Saúde. 2015 Jul; 22(2):16.
Rigoni Junior JA. Lesões do manguito rotador [Internet]. www.youtube.com. [cited 2022 Ago 2]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xDuNnx5VrFY&t=3s.
Rockwood JRCA, Matsen IFA, Wirth MA, Lippitt SB, Fehringer EV, Sperling JW. The Shoulder. 5a ed. Amsterdã: Elsevier; 2018.
Skare TL. Diagnóstico Clínico: dificuldades no ensino-aprendizagem. Rev Bras Educ. Med. 1997 Mai-Dez; 21(2/3): 17–21.
Sousa NP, Da Silva LL, Gomes JRAA, Corgozinho MM. Ansiedade e depressão em pacientes no pré-operatório ortopédico. Com. Ciências Saúde. 2021 Abr 9;31(04):71–7.
White KL, Frenk J, Ordóñez C, Laría Paganini J, Starfield B. Investigaciones sobre servicios de salud: una antologia. Whashington: Organizacion Panamericana de Salud, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).