Um instrumento de avaliação do interno de pediatria na Atenção Primária à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2023v24.e949Palavras-chave:
Pediatria, Avaliação Educacional, Atenção Primária à SaúdeResumo
Os estudantes de Medicina têm contato com diferentes áreas e cenários durante o internato e devem ter seu desempenho avaliado em cada um deles. Contudo, muitos estudantes não se sentem devidamente avaliados e, diante disso, nosso objetivo foi desenvolver um instrumento de avaliação do desempenho de estudantes de Medicina, no período do internato em pediatria, para uso durante o estágio realizado na Atenção Primária à Saúde. Realizou-se uma pesquisa metodológica com elaboração de um instrumento e contribuição de especialistas com experiência em ensino, por meio de convites eletrônicos. Ao final do estudo, utilizando-se a técnica Delphi, dos vinte itens constantes no instrumento original, dezessete foram aceitos pelos 11 especialistas que participaram das duas rodadas de análise. Dessa forma, a pesquisa alcançou seu objetivo e, por meio deste artigo, divulgamos a proposta de um “Instrumento de avaliação de internos de Medicina no estágio de pediatria na Atenção Primária à Saúde”.
Referências
Artino Junior AR, LaRochelle JS, Dezze KJ, Gehlbach H. Developing questionnaires for educational research: AMEE Guide No. 87. Medical Teacher. [Internet] 2014[citado 15 jul 2023];36(6):463-474.Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4059192/pdf/MTE-36-463.pdf
Behrman RE, Kliegman RM. Nelson Princípios de PEDIATRIA. 4. ed. Vasconcelos MM, translator. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S. A.; 2004.
Brasil. Conselho Federal de Medicina. Código de Ética Médico; 2019. [Internet]. [citado 22 mar 2023]. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/PDF/cem2019.pdf
Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Brasília, DF; 2014.
Brasil. Ministério da Saúde. O que é Atenção Primária? [Internet]. [citado 25 jun 2023]. Disponível em: http://aps.saude.gov.br/smp/smpoquee
Costa M, Zagonel IPS. Percepção do estudante sobre a influência do ambiente/clima educacional no processo ensino-aprendizagem: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 2020 [citado 17 jul 2023];21(1):71-8. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/674
Demo P. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed.: São Paulo: Atlas; 1995.
Escolas Médicas do Brasil. [Internet]. [citado 22 mar 2023]. Disponível em: escolasmedicas.com.br
Gontijo ED, Alvim CG, Lima MECC. Manual de avaliação da aprendizagem no curso de graduação em Medicina. Rev. Docência Ens. Sup. [Internet]. 2015 [citado 15 jul 2023];5(1):205-32. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1980
Leonel IM, Sanches LC, Batista de Campos JJ, Esteves RZ. A percepção do egresso sobre a avaliação de aprendizagem no internato médico de saúde coletiva. Espac. Saude [Internet]. 2019 [citado 17 jul 2023];20(1):48-61. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/640
Lima FGS, Vieira RC, Matos LP, Mendonça FF, Filgueiras NC, Mendes ACM. Anamnese: uma reflexão da sua importância na relação médico-paciente dentro da formação médica. V Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar III Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar e II Feira de Empreendedorismo. UNIFIMES; 2021.
Lopez FA, Junior CD. Tratado de pediatria, Sociedade Brasileira de Pediatria. 1. ed. Barueri: Manole; 2007.
Madeiro Junior JR, Silva JL, Sales ACV, Souza ES. Validação de conteúdo para um instrumento para avaliação de estudantes de Medicina em sessões tutoriais. Rev. educ. med. [Internet] 2021[citado 15 jul 2023];45(3):1-9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/76gbKVQrmWw7ffnqnWmbWRH/abstract/?lang=pt
Marcondes E. Pediatria Básica. 8. ed. São Paulo: SARVIER; 1992.
Panúncio-Pinto MP, Troncon LEA. Avaliação do estudante – aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2014 [citado 15 jul 2023];47(3):314-23. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86684
Rigoni Junior JA, Souza JM de. Estratégias audiovisuais como instrumento de educação em saúde para pacientes com síndrome do manguito rotador. Revista Espaço para a Saúde. [Internet]. 2022. [cidado 17 jul 2023]. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/872
Sbolli K, Prado MRM. Encontros entre a formação acadêmica e a prática profissional na Atenção Primária à Saúde. Espaço para a saúde. [Internet]. 2022. [citado 17 jul 2023]. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/859
Sociedade Brasileira de Pediatria. [Internet]. 2022. [citado 23 fev 2023]. Disponível em: https://www.sbp.com.br/paginas/graduacao/
Souza PA, Zeferino AMB, Da Ros MA. Currículo integrado: entre o discurso e a prática. Revista Brasileira de Educação Médica. 2011;35(1):20- 25.
Zarili TF, Castanheira ER, Nunes LO, Sanine PR, Carrapato JF, Machado DF et al. Técnica Delphi no processo de validação do Questionário de Avaliação da Atenção Básica (QualiAB) para aplicação nacional. Saúde e Sociedade. [Internet] 2021[citado 15 jul 2023];30(2):1-14. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/qHycQhxWyPnNhdC5LLYjKpk/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).