Metodologias de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competências de inovação na graduação em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2023v24.e959

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Perfil de competências de Enfermeiros

Resumo

Inovação é definido como ato de inovar, novo conceito ou ideia, que tem como objetivo melhoria da qualidade. qualidade. As competências de inovação podem ser desenvolvidas na graduação, por meio de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de elencar as metodologias utilizadas e correlacionar com as competências de inovação, foi desenvolvido estudo quantitativo,
exploratório-descritivo, com 13 docentes da graduação em enfermagem. A coleta dos dados
ocorreu entre fevereiro e março de 2023, com análise estatística descritiva. Como resultados,
sob a ótica docente, houve a correlação das metodologias com potencial para o desenvolvimento de competências de inovação, com destaque para a simulação, apontada como correlacionada às dezenove competências listadas. Conclui-se que na prática docente foi percebida a correlação entre as metodologias utilizadas e as competências de inovação que podem ser desenvolvidas em sua aplicação, o que se configura como importante contributo para a inovação do ensino e o ensino da inovação.

Biografia do Autor

Dailyt Guimarães Salvador, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Graduação em Enfermagem pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

Karin Rosa Persegona Ogradowski, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora e Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

 

Ingrid Margareth Voth Lowen, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. Curitiba, Paraná.

Leandro Rozin, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeiro. Mestre em Biotecnologia aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

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Publicado

2023-10-02

Como Citar

1.
Salvador DG, Ogradowski KRP, Lowen IMV, Rozin L. Metodologias de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competências de inovação na graduação em enfermagem. Espac. Saude [Internet]. 2º de outubro de 2023 [citado 27º de abril de 2024];24. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/959

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