Marcos de competência para a formação de enfermeiros no Brasil: revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2024v25.e1000Palavras-chave:
Educação Baseada em Competências, Perfil de Competências de Enfermeiros, Educação do EnfermeiroResumo
O ensino superior em Enfermagem está em constante transformação, ensejando o uso de metodologias ativas que colaborem para o desenvolvimento de competências. Objetivou-se apresentar o panorama dos marcos de competência para formaçãode e nfermeiros no Brasil. Trata-se de uma Revisão de Escopo, realizada nas bases
de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, Portal da Capes e Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO), no período de 2012 a 2022. Foram utilizados os descritores “Educação Baseada em Competências”, “Perfil de Competências de Enfermeiros”; “Educação do Enfermeiro” e “Competência” nos idiomas inglês e espanhol, com o booleano “AND”. Os 11 estudos selecionados evidenciaram a mudança de paradigma de formação baseada em competências, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, clareamento do conceito de competência e marco de competências. Na realidade brasileira o tema é incipiente, com iniciativas baseadas em perfis de competências de gestão, liderança, promoção e educação em saúde.
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