Marcos de competência para a formação de enfermeiros no Brasil: revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2024v25.e1000Palavras-chave:
Educação Baseada em Competências, Perfil de Competências de Enfermeiros, Educação do EnfermeiroResumo
O ensino superior em Enfermagem está em constante transformação, ensejando o uso de metodologias ativas que colaborem para o desenvolvimento de competências. Objetivou-se apresentar o panorama dos marcos de competência para formaçãode e nfermeiros no Brasil. Trata-se de uma Revisão de Escopo, realizada nas bases
de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, Portal da Capes e Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO), no período de 2012 a 2022. Foram utilizados os descritores “Educação Baseada em Competências”, “Perfil de Competências de Enfermeiros”; “Educação do Enfermeiro” e “Competência” nos idiomas inglês e espanhol, com o booleano “AND”. Os 11 estudos selecionados evidenciaram a mudança de paradigma de formação baseada em competências, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, clareamento do conceito de competência e marco de competências. Na realidade brasileira o tema é incipiente, com iniciativas baseadas em perfis de competências de gestão, liderança, promoção e educação em saúde.
Referências
Amendoeira J, Silva MR, Ferreira MR, Dias H. Tutorial revisão sistemática de literatura: a scoping review. [Internet] 2021 [citado 17 abr. 2022] Disponível em: https://repositorio.ipsantarem.pt/handle/10400.15/3784
Arksey H, O'Malley L. Scoping studies: towards a methodological framework. International journal of social research methodology [Internet] 2005 [citado 17 de abr. 2022] 8 (1): 19-32 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1364557032000119616
Barbosa LR, Cavalcante MBG, Pereira LL. Desafios vivenciados por docentes no ensino das competências gerenciais. Rev. cuba. Enferm [Internet] 2018 [citado 14 de out. 2022] 34 (1): 1-14. Disponível: https://revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/1267
Belei RA, Nascimento EN, Paschoal SRG. História curricular dos cursos de graduação da área da saúde. História da Educação [Internet]. 2008 [citado 06 de abr. 2022] 12 (24): 101-20. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29228/pdf
Carvalho JB, Padilha MI, Costa R, Villarinho MV, Petry S. Reformas curriculares e a sua importância para um curso de graduação em enfermagem (1969-1991). Revista de Enfermagem da UFSM [Internet]. 2022 [citado 06 de abr. 2022] 12 (6): 1-20. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/65680/46113
Caveião C. Competências e estratégias de ensino-aprendizagem para a formação da liderança do enfermeiro. [Tese] Universidade Federal do Paraná; 2016. 203p. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/45422
Chalita CDO, Silvino ZR, Christovam BP, Vidigal PD. Revisão integrativa sobre a formação do enfermeiro baseada em competências. Rev. baiana saúde pública [Internet] 2017 [citado 14 de out. 2022] 40 (1): 9-23 Disponível em: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/660/1870
Chirelli MQ, Sordi MRL. Pensamento crítico na formação do enfermeiro: a avaliação na área de competência Educação na Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem [Internet] 2021 [citado 14 de out. 2022]. 74 (Suppl 5): 1-9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/w37GHvfM8JhTdCKkKNnNqHF/abstract/?lang=pt
Levac D, Colquhoun H, O'Brien KK. Scoping studies: advancing the methodology. Implementation science [Internet] 2010 [citado 17 de abr. 2022] 5: 1-9 Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/1748-5908-5-69
Melo BC, Sant’ana G. A prática da Metodologia Ativa. Ciências Saúde [Internet]. 2012 [citado 04 de jun. 2022] 23 (4): 327-39. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/pratica_metodologia_ativa.pdf.
Ministério da Saúde (BR). Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de Novembro de 2001. Seção 1, p. 37 [Internet]. 2001 [citado 06 de abr. 2022] Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cne-ces-n-3-de-7-de-novembro-de-2001-diretrizes-nacionais-curso-graduaao-enfermagem_6933.html
Ministério da Saúde (BR). Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Normas, lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, ano 175-108, p. 27833 [Internet]. 1996 [citado 06 de abr. 2022] Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
Ministério da Saúde (BR). Resolução N° 573/2018. Diário oficial da união, Brasília, DF 31 de Janeiro de 2018. Seção 1, p. 38 [Internet]. 2018 [citado 06 de abr. 2022]. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/48743098/do1-2018-11-06-resolucao-n-573-de-31-de-janeiro-de-2018-48742847.
Miranda FBG, Pereira Junior GA, Mazzo A. Competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência. Revista Latino-Americana de Enfermagem [Internet] 2021 [citado 06 de abr. 2022] 29: 1-9 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/3pPmBnzj8jDjXHqHfjxycdB/?lang=pt&format=pdf
Miranda FBG. Construção, validação dos Marcos de Competências e Entrustable Professional Activities (EPAs) para formação de enfermeiros: ensino e avaliação do atendimento às urgências e emergências do paciente adulto e testagem de avaliação em ambientes clínicos simulados. [Tese]. Universidade de São Paulo; 2018. 224p. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-07112018-212505/pt-br.php
Nalom DMF, Ghezzi JFSA, Higa EFR, Peres CRFB, Marin MJS. Ensino em saúde: aprendizagem a partir da prática profissional. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2019 [citado 06 de abr. 2022] 24 (5): 1699-1708. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/5srtMLMGXYVz5Qs4bBCCJHJ/?format=pdf&lang=pt
Nunes NJS, Carvalho LA, Amestoy SC, Thofehrn MB, Hipólyto AM. Educação baseada em competências na enfermagem. Journal of Nursing and Health [Internet] 2016 [citado 14 de out. 2022] 6 (3): 447-63 Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/6055
Osório MEM, Osternack KT, Mello RG, Wos WS, Mendes JO. A experiência de ser paciente simulado durante a formação na área da saúde. Espaço para a Saúde [Internet] 2022 [citado 15 de mai. 2023] 23: 1-13 Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/880/676.
Peres AM, Ezeagu TNM, Sade PMC, Souza PB, Gómez-Torres D. Mapeamento de competências: gaps identificados na formação gerencial do enfermeiro. Texto & Contexto-Enfermagem [Internet] 2017 [citado 14 de out. 2022]. 26 (2): 1-8. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/tX6SK7T5WrZBtWLmstgZD3H/abstract/?lang=pt
Peters MDJ, Godfrey CM, Khalil H, Mclnerney P, Parker D, Soares CB. Guidance for conducting systematic scoping reviews. JBI Evidence Implementation [Internet] 2015 [citado 17 de abr. 2022] 13 (3): 141-6 Disponível em: https://journals.lww.com/ijebh/FullText/2015/09000/Guidance_for_conducting_systematic_scoping_reviews.5.aspx
Pires R, Santos MR, Pereira F, Pires M. Clinical supervision strategies: critical-reflective analysis of practices. Millenium [Internet]. 2021 [citado 17 de abr. 2022]; 24 (3): 47-55. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/21742/16522
Rauli PMF, Sanches LC, Zagonel IPS, Coelho ICM, Mello RG. Bioética e metodologias ativas no ensino-aprendizagem. In: Coelho ICMM, Novellino AMM, Schultz KL, Ribeiro ER. Ensino da bioética no currículo integrado como desafios às novas demandas da formação em saúde. Curitiba: Editora CRV; 2018. p. 25-38
Roman C, Ellwanger J, Becker GC, Silveira AD, Machado CLB, Manfroi WC. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clinical and biomedical research [Internet]. 2017 [citado 06 de abr. 2022] 37 (4): 349-57. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/73911/pdf
Salvador PTCO, Alves KYA, Costa TD, Lopes RH, Oliveira LV, Rodrigues CCFM. Contribuições da scoping review na produção da área da saúde: reflexões e perspectivas. Rev. Enferm. Digit. Cuid. Promoção Saúde [Internet] 2021 [citado 17 de abr. 2022] 6 (1): 1-8. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/redcps.com.br/pdf/aop2158.pdf
Silva KL, Araujo FL, Santos FBO, Andrade AM, Basilio NC, Sena RR. O que vem se falando por aí em competências no ensino da promoção da saúde na formação do enfermeiro? ABCS Health Sciences [Internet] 2015 [citado 14 de out. 2022]. 40 (3): 286-93 Disponível em: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/809
Souza JDF. O ensino crítico reflexivo para a tomada de decisão na formação do enfermeiro: uma questão de competências. [Dissertação] Universidade Federal Fluminense; 2017. 112p. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4003
Tonhom SFR, Costa MCG, Hamamoto CG, Francisco AM, Moreira HM, Gomes R. A formação em enfermagem por área de competência: limites e possibilidades. Revista da Escola de Enfermagem da USP [Internet] 2014 [citado 14 de out. 2022]. 48 (Suppl 2): 225-32 Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/V3cgHBkhtmnbfWmtfpvYCCy/abstract/?lang=pt
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).