Marcos de competência para a formação de enfermeiros no Brasil: revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2024v25.e1000

Palavras-chave:

Educação Baseada em Competências, Perfil de Competências de Enfermeiros, Educação do Enfermeiro

Resumo

O ensino superior em Enfermagem está em constante transformação, ensejando o uso de metodologias ativas que colaborem para o desenvolvimento de competências. Objetivou-se apresentar o panorama dos marcos de competência para formaçãode e nfermeiros no Brasil. Trata-se de uma Revisão de Escopo, realizada nas bases
de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, Portal da Capes e Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO), no período de 2012 a 2022. Foram utilizados os descritores “Educação Baseada em Competências”, “Perfil de Competências de Enfermeiros”; “Educação do Enfermeiro” e “Competência” nos idiomas inglês e espanhol, com o booleano “AND”. Os 11 estudos selecionados evidenciaram a mudança de paradigma de formação baseada em competências, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, clareamento do conceito de competência e marco de competências. Na realidade brasileira o tema é incipiente, com iniciativas baseadas em perfis de competências de gestão, liderança, promoção e educação em saúde.

Biografia do Autor

Stefhanye Christiane Vitorino Camargo, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

Débora Maria Vargas Makuch, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Mestre no Ensino nas Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Docente do Curso de Graduação de Enfermagem das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

Karin Rosa Persegona Ogradowski , Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação. Coordenadora e Docente do Curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

Karyna Turra Osternack, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Mestre em Biotecnologia aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Docente do Laboratório de Simulação Clínica das Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná.

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Publicado

2024-05-07

Como Citar

1.
Camargo SCV, Makuch DMV, Ogradowski KRP, Osternack KT. Marcos de competência para a formação de enfermeiros no Brasil: revisão de escopo. Espac. Saude [Internet]. 7º de maio de 2024 [citado 19º de maio de 2024];25. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/1000

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