Desenvolvimento de simulador de baixo custo para o ensino de punção intraóssea na pediatria
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2022v23.e843Palavras-chave:
Dispositivos de acesso vascular, Medula óssea, SimulaçãoResumo
Os simuladores são ferramentas de utilização interativa e dinâmica que estimulam, despertam novas ideias e instigam a aquisição de conhecimento, servindo como apoio na resolução de problemas e tomada de decisão. O uso de simuladores é fundamental na formação de profissionais da saúde. Este estudo trata-se de uma pesquisa tecnológica para desenvolvimento experimental de protótipo de baixo custo para treinamento de habilidades técnicas de punção intraóssea,utilizando a metodologia da problematização. A punção intraóssea é um procedimento simples de rápida execução e elevada taxa de sucesso, características vantajosas em emergências. Nos últimos anos, observou-se a necessidade de treinamento prévio em simuladores visando a segurança do paciente, tornando-o fundamental na formação profissional de qualidade. Conclui-se que o modelo apresentado se torna factível no ensino do procedimento de punção intraóssea, pois possibilita treinamento desta habilidade de forma segura e com baixo custo.
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