Tradução, validação e adaptação transcultural de instrumento para ensino de cricotireodostomia por punção

Autores

  • Thais Lazaroto Roberto Cordeiro Faculdade Pequeno Principe
  • Juliano Mendes de Souza Faculdades Pequeno Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e769

Palavras-chave:

Estudo de validação

Resumo

 Considerando o enfrentamento da pandemia ocasionada pela Covid-19, várias habilidades se
tornaram essenciais aos profissionais atuantes nos departamentos de emergência. Dentre elas, as técnicas para o manejo das vias aéreas e a realização de cricotireoidostomia por punção. O objetivo do estudo foi: traduzir, validar e adaptar de forma transcultural um roteiro de simulação para o ensino da habilidade técnica de cricotireoidostomia por punção. Estudo metodológico, sendo respeitadas as etapas de tradução, adaptação transcultural e validação pertinentes ao método. A pesquisa originou um roteiro de prática simulada para o ensino da habilidade de cricotireoidostomia por punção. Concluiu-se que a eficácia da metodologia de simulação realística está alinhada à construção e validação de roteiros que conduzam a prática de forma padronizada, respeitando todas as etapas do método.

Biografia do Autor

Thais Lazaroto Roberto Cordeiro, Faculdade Pequeno Principe

 Doutoranda em Educação e Ciências em Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Curitiba, Paraná

Juliano Mendes de Souza, Faculdades Pequeno Príncipe

 Doutor em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba - PR. Docente do
Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe.
Curitiba, Paraná

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Publicado

2021-06-25

Como Citar

1.
Cordeiro TLR, Mendes de Souza J. Tradução, validação e adaptação transcultural de instrumento para ensino de cricotireodostomia por punção. Espac. Saude [Internet]. 25º de junho de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];22. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/769

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