Construção e validação de estação OSCE para avaliação da habilidade técnica de cricotireoidostomia por punção

Autores

  • Thais Lazaroto Roberto Cordeiro Faculdade Pequeno Principe
  • Juliano Mendes de Souza Faculdade Pequeno Principe

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2022v23.e803

Palavras-chave:

Estudos de Validação, Simulação, Avaliação Educacional

Resumo

A pandemia ocasionada pela Covid-19, reforçou a necessidade intrínseca de treinamento e avaliação de habilidades técnicas que envolvam a manipulação das vias aéreas, buscando estabilizar a vítima conforme suas demandas. O procedimento de cricotireoidostomia por punção é raro no departamento de emergência, porém é uma habilidade requerida quando as demais alternativas falharam. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi: construir e validar um cenário simulado na modalidade de Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) para avaliação da habilidade técnica de cricotireoidostomia por punção. Estudo metodológico, sendo respeitadasas etapas de tradução, construção e validação pertinentes ao método. A pesquisa originou um
roteiro para uma estação de OSCE para o ensino da habilidade de cricotireoidostomia por punção. Concluiu-se que a eficácia e confiabilidade da avaliação de habilidades técnicas pode
ser realizada dentro de uma OSCE, com instrumentos validados, que forneçam uma avaliação
padronizada e replicável em diversos locais.

Biografia do Autor

Thais Lazaroto Roberto Cordeiro, Faculdade Pequeno Principe

Enfermeira. Mestre em Ensino das Ciências da Saúde. Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná

Juliano Mendes de Souza, Faculdade Pequeno Principe

Doutor em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe Curitiba, Paraná

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Publicado

2022-03-07

Como Citar

1.
Cordeiro TLR, de Souza JM. Construção e validação de estação OSCE para avaliação da habilidade técnica de cricotireoidostomia por punção. Espac. Saude [Internet]. 7º de março de 2022 [citado 28º de abril de 2024];23. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/803

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