Prontuário eletrônico como ferramenta para a sistematização da assistência de enfermagem no serviço de urgência/emergência: percepção dos enfermeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n2p30

Palavras-chave:

Emergências. Processo de Enfermagem. Serviços de Saúde para Idoso.

Resumo

Introdução: A incorporação de tecnologias de informação como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) pode facilitar os processos de trabalho e contribuir para a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em setores de emergência. Objetivo: Desvelar a opinião dos enfermeiros sobre o uso do PEP como ferramenta para SAE no setor de emergência. Método: Pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa, na emergência de um hospital público, de maio a julho de 2017. Para coleta de dados utilizou-se a observação participante e entrevista, a análise de dados por técnica de análise de conteúdo de Minayo. Resultados: Dificuldades evidenciadas na realização da SAE e a evidência de três categorias referentes a aplicabilidade, as particularidades em Idosos e o uso das tecnologias de informação. Conclusão: O PEP contribui para realização da SAE no setor de emergência e permite que as informações registradas sejam facilmente acessadas a qualquer momento.

Biografia do Autor

Thais Lazaroto Roberto Cordeiro, Faculdade Pequeno Principe

Enfermeira, especialista em Urgência e Emergência

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Publicado

2021-02-18

Como Citar

1.
Cordeiro TLR, Andrade LAS, Santos S de P, Stralhoti KN de O. Prontuário eletrônico como ferramenta para a sistematização da assistência de enfermagem no serviço de urgência/emergência: percepção dos enfermeiros. Espac. Saude [Internet]. 18º de fevereiro de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];20(2):30-41. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/648

Edição

Seção

Artigos

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