Condições de trabalho na Atenção Básica em municípios de pequeno porte do Norte do Paraná

Autores

  • Janaína Scacco Chaves Universidade Estadual de Londrina.
  • Elizabete de Fatima Polo de Almeida Nunes Universidade Estadual de Londrina.
  • Brigida Carvalho Gimenez Universidade Estadual de Londrina.
  • Livia Sanches Silva Universidade Estadual de Londrina.
  • Leila Garcia de Oliveira Pegoraro Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p126

Palavras-chave:

Profissional da Saúde, Ambiente de Trabalho, Medidas de Segurança – Trabalho.

Resumo

Objetivo: Avaliar as condições de trabalho na Atenção Básica em municípios de pequeno porte do Norte do Paraná sob a visão de coordenadores da Unidade Básica de Saúde e do serviço de odontologia. Método: Estudo transversal, realizado em municípios de pequeno porte de três Regionais de Saúde do Norte do estado do Paraná com coordenadores de Unidades Básicas de Saúde e dentistas que atuam nesses municípios. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e autoaplicável. Resultados: Em relação às condições físicas do ambiente de trabalho, foi citado como inadequado o espaço para a equipe, seguido de móveis e equipamentos. Dos 60 entrevistados, 20% já sofreram algum tipo de acidente de trabalho e, desses, 41,6% foi com material perfurocortante. Quanto à equipe de trabalho, gerentes e dentistas citaram que 43,3% dos membros da equipe já se acidentaram durante o trabalho e 46,7% estão afastados por doenças relacionadas ao trabalho. Foi requerido ainda que autorreferissem uma nota para a sua saúde física e mental, bem como de sua equipe. A média autorreferida foi de 7,46 para saúde física e 7,66 para saúde mental. A referida para sua equipe foi de 8,25 para a saúde física e 8,31 para saúde mental. Conclusão: Diante desses resutados, importa conhecer e analisar as condições de trabalho e os acidentes de trabalho na Atenção Básica, o que contribui para o planejamento e melhorias no ambiente e processo de trabalho das equipes e consequente melhora de suas condições de saúde e trabalho.

Biografia do Autor

Janaína Scacco Chaves, Universidade Estadual de Londrina.

Enfermeira. Residente de Gerência dos Serviços de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR, Brasil.

Elizabete de Fatima Polo de Almeida Nunes, Universidade Estadual de Londrina.

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Docente do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR, Brasil.

Brigida Carvalho Gimenez, Universidade Estadual de Londrina.

Enfermeira. Doutora em Gerenciamento de Enfermagem. Docente do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR, Brasil.

Livia Sanches Silva, Universidade Estadual de Londrina.

Enfermeira. Residente de Gerência dos Serviços de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR, Brasil.

Leila Garcia de Oliveira Pegoraro, Universidade Estadual de Londrina.

Enfermeira. Residente de Gerência dos Serviços de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

1.
Chaves JS, Nunes E de FP de A, Gimenez BC, Silva LS, Pegoraro LG de O. Condições de trabalho na Atenção Básica em municípios de pequeno porte do Norte do Paraná. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 1º de maio de 2024];17(2):126-33. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/293

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)