Impacto da intervenção multiprofissional em grupo no perfil nutricional e hábitos de vida de mulheres com sobrepeso e obesidade

Autores

  • Rafaela de Oliveira Vannuchi Universidade Estadual de Londrina.
  • Clisia Mara Carreira Universidade Estadual de Londrina.
  • Leila Garcia de Oliveira Pegoraro Universidade Estadual de Londrina.
  • Raquel Gvozd Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p189

Palavras-chave:

Sobrepeso, Obesidade, Intervenção, Promoção de Saúde, Aconselhamento Nutricional, Hábitos Alimentares.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o impacto da intervenção multiprofissional em grupo no tratamento de mulheres com excesso de peso. Foi realizado estudo de intervenção não controlado de caráter quantitativo com mulheres que apresentavam sobrepe so ou obesidade, submetidas a um grupo coordenado por equipe multiprofissional que associou o aconselhamento nutricional, o exercício físico e ações da psicologia voltadas para a motivação e mudança comportamental por um período de 12 semanas. Foram realizadas avaliações antropométricas e dietéticas mediante Questionário de Frequência Alimentar antes e após a intervenção, além de um questionário relacionado às mudanças alcançadas e a satisfação com o grupo. Para a análise estatística foi utilizado o teste t de Student, considerando o nível de significância menor que 5%. Após a intervenção houve redução significativa (p<0,001) do peso, circunferência da cintura e Índice de Massa Corporal. Foram observadas também mudanças importantes nos hábitos de vida como o aumento do nível de atividade física, aumento do consumo de fibras e a redução do sal, alimentos industrializados, açúcares e frequência do consumo de carnes vermelhas. Em relação à adesão, 55% dos participantes não finalizaram o programa, como justificativa da não adesão a falta de tempo foi a razão mais citada pelos desistentes. Conclui-se que a intervenção multiprofissional em grupo constitui uma importante estratégia no tratamento do sobrepeso e obesidade, pois consegue trabalhar os diferentes aspectos que envolvem o excesso de peso, contribuindo para a mudança de hábitos de vida e redução dos fatores de riscos associados.

Biografia do Autor

Rafaela de Oliveira Vannuchi, Universidade Estadual de Londrina.

Nutricionista. Especialista em Saúde da Família pelo programa de Saúde da Família da Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR, Brasil.

Clisia Mara Carreira, Universidade Estadual de Londrina.

Nutricionista. Doutora pelo Programa de Patologia Experimental da Universidade Estadual de Londrina-PR. Mestre pela UNESP – Botucatu. Docente do Departamento de Ciências Farmacêuticas, do curso de Especialização em Nutrição e Metabolismo da Universidade Estadual de Londrina-PR. Preceptora de Nutrição da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR, Brasil.

Leila Garcia de Oliveira Pegoraro, Universidade Estadual de Londrina.

Enfermeira. Residente de Gerência de Serviços de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR, Brasil.

Raquel Gvozd, Universidade Estadual de Londrina.

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-PR. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina-PR. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

1.
Vannuchi R de O, Carreira CM, Pegoraro LG de O, Gvozd R. Impacto da intervenção multiprofissional em grupo no perfil nutricional e hábitos de vida de mulheres com sobrepeso e obesidade. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 1º de maio de 2024];17(2):189-98. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/300

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)