Caracterização e expectativas de estudantes ingressantes de um curso de graduação em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2010v12n1p01Palavras-chave:
Estudantes de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Escolha da ProfissãoResumo
Este trabalho teve como objetivo caracterizar os ingressantes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina e verificar quais são as suas expectativas em relação ao curso. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com questões abertas voltadas à caracterização e expectativas referentes ao curso e a universidade dos 60 estudantes aprovados no vestibular do ano de 2008. A coleta de dados ocorreu em julho de 2008. A maioria dos alunos é do sexo feminino, com idade média de 21 anos e solteiros. A área hospitalar destaca-se, frente à saúde coletiva, como a área de atuação futura esperada dos estudantes, priorizando-se os setores de alta complexidade. Como motivo de escolha do curso predomina o cuidar e a vocação. Independente da escolha pela área futura de atuação, possuem conhecimento prévio muito próximo do trabalho dos enfermeiros nestas áreas. Buscam nos diferentes cenários de estágio, espaços organizados de aprendizado, sendo que as habilidades tidas como prioritárias para a atuação do enfermeiro são a ética e o humanismo. É necessário aprofundar a discussão das expectativas dos ingressantes frente a proposta pedagógica do curso. Novos estudos devem ser realizados a fim de se visualizar a influência da graduação sobre as concepções apresentadas enquanto egressos.Downloads
Publicado
2011-08-10
Como Citar
1.
Borges AG, Vannuchi MTO, Durán González A, Vannuchi R de O. Caracterização e expectativas de estudantes ingressantes de um curso de graduação em enfermagem. Espac. Saude [Internet]. 10º de agosto de 2011 [citado 18º de dezembro de 2024];12(1):01-6. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/421
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).