Condições de trabalho na Atenção Básica em municípios de pequeno porte do Norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p126Palavras-chave:
Profissional da Saúde, Ambiente de Trabalho, Medidas de Segurança – Trabalho.Resumo
Objetivo: Avaliar as condições de trabalho na Atenção Básica em municípios de pequeno porte do Norte do Paraná sob a visão de coordenadores da Unidade Básica de Saúde e do serviço de odontologia. Método: Estudo transversal, realizado em municípios de pequeno porte de três Regionais de Saúde do Norte do estado do Paraná com coordenadores de Unidades Básicas de Saúde e dentistas que atuam nesses municípios. Os dados foram obtidos por meio de questionário semiestruturado e autoaplicável. Resultados: Em relação às condições físicas do ambiente de trabalho, foi citado como inadequado o espaço para a equipe, seguido de móveis e equipamentos. Dos 60 entrevistados, 20% já sofreram algum tipo de acidente de trabalho e, desses, 41,6% foi com material perfurocortante. Quanto à equipe de trabalho, gerentes e dentistas citaram que 43,3% dos membros da equipe já se acidentaram durante o trabalho e 46,7% estão afastados por doenças relacionadas ao trabalho. Foi requerido ainda que autorreferissem uma nota para a sua saúde física e mental, bem como de sua equipe. A média autorreferida foi de 7,46 para saúde física e 7,66 para saúde mental. A referida para sua equipe foi de 8,25 para a saúde física e 8,31 para saúde mental. Conclusão: Diante desses resutados, importa conhecer e analisar as condições de trabalho e os acidentes de trabalho na Atenção Básica, o que contribui para o planejamento e melhorias no ambiente e processo de trabalho das equipes e consequente melhora de suas condições de saúde e trabalho.Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Chaves JS, Nunes E de FP de A, Gimenez BC, Silva LS, Pegoraro LG de O. Condições de trabalho na Atenção Básica em municípios de pequeno porte do Norte do Paraná. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 17º de novembro de 2024];17(2):126-33. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/293
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).