Diferenças de gênero na utilização dos serviços de saúde por indivíduos com diabetes mellitus tipo 2
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n1p100Palavras-chave:
Diabetes Mellitus Tipo 2, Doença Crônica. Gênero e Saúde. Acesso aos Serviços de Saúde, Estratégia Saúde da Família,Resumo
Objetivo: Analisar as diferenças de gênero na utilização dos serviços de saúde dos indivíduos com diabetes tipo 2.Métodos: Trata-se de um estudo transversal realizado com 100 mulheres e 100 homens em Unidades de Saúde da Família de Ribeirão Preto, São Paulo. As variáveis de interesse foram sociodemográficas, estilo de vida e clínicas.
Resultados: Predominou-se a autopercepção da saúde como muito boa/boa nos homens (61%) e mulheres (51%). O consumo do álcool foi maior nos homens (28%) que nas mulheres (4%). O tabagismo foi três vezes mais frequente entre os homens (18%). A maioria dos homens (73%) e mulheres (67%) utilizavam as Unidades de Saúde da Família para o tratamento do diabetes. A média de doenças autorreferidas associadas ao diabetes foi de 2,5 nas mulheres e 1,6 nos homens.
Conclusões: Verificaram-se diferenças na relação entre gênero e cuidados em diabetes
Downloads
Publicado
2017-07-17
Como Citar
1.
Machado de Oliveira RE, Baldoni NR, Ueta J, Franco LJ. Diferenças de gênero na utilização dos serviços de saúde por indivíduos com diabetes mellitus tipo 2. Espac. Saude [Internet]. 17º de julho de 2017 [citado 17º de janeiro de 2025];18(1):100-7. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/350
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).