Análise de tendência da taxa de mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis no estado do Paraná entre 2000 e 2013
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n1p90Palavras-chave:
Doenças crônicas, Mortalidade, Neoplasias, Diabetes Mellitus. Doenças Respiratórias.Resumo
Objetivo:Analisar a tendência da taxa de mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), no estado do Paraná, entre os anos 2000 a 2013.
Método: Trata-se de um estudo de séries temporais, de taxa de mortalidade por DCNT, que considerou a mortalidade por Doenças do Aparelho Circulatório (DAC), Doenças do Aparelho Respiratório (DAR), Neoplasias e Diabetes Mellitus em indivíduos de 30 a 69 anos.
Resultados: Identificaram-se maiores taxas de mortalidade prematura em indivíduos do sexo masculino. Entre os grupos de causas, as DAC foram as que apresentaram maiores taxas de mortalidade, seguidas pelas Neoplasias, Diabetes Mellitus e DAR. Os Coeficientes de Regressão (CR), tanto do estado, quanto das 22 Regionais de Saúde, foram negativos, com tendência decrescente, apenas para as Neoplasias e para o Diabetes Mellitus o CR foi crescente.
Conclusão: A mortalidade prematura por DCNT no estado do Paraná é decrescente, isto indica um cenário de redução na mortalidade por DCNT para os próximos anos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).