Tecnologias educacionais no cuidado às crianças com diabetes mellitus tipo 1: síntese do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e732

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Diabetes Mellitus tipo 1, Enfermagem

Resumo

Objetivou-se identificar a síntese do conhecimento científico acerca da contribuição de tecnologias educacionais no cuidado às crianças com Diabetes Mellitus tipo 1. Trata-se de uma revisão integrativa realizada em junho e julho de 2020 nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF no período de 2015 a 2019. Após adotar os critérios de inclusão e exclusãoficaram oito artigos. As tecnologias educacionais utilizadas foram plataformas digitais, oficinas educacionais, simulações de casos, pôster e cartilha educacional. Identificou-se limitação de estudos com validação de tecnologias, que abordassem temáticas como atividades físicas, alimentação saudável e enfrentamento de situações psicossociais. Constatou-se a importância da atuação da equipe de enfermagem em intervenções de caráter educativo, realizadas de forma lúdica e criativa, incluindo pais e cuidador durante o processo.

Biografia do Autor

Jefferson Dantas da Costa, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Acadêmico de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Keila Maria de Azevedo Ponte Marques, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Enfermeira. Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual
do Ceará (UECE). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale
do Acaraú. Sobral, Ceará.

Kairo Cardoso da Frota, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Enfermeiro pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Luciane Silva Oliveira

Enfermeira pela Universidade Estadual do Acaraú

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Publicado

2021-09-24

Como Citar

1.
Costa JD da, Marques KM de AP, Frota KC da, Oliveira LS. Tecnologias educacionais no cuidado às crianças com diabetes mellitus tipo 1: síntese do conhecimento. Espac. Saude [Internet]. 24º de setembro de 2021 [citado 29º de abril de 2024];22. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/732

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Seção

Revisões