Atuação dos profissionais da equipe de enfermagem na farmacovigilância: revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n2p78Palavras-chave:
Farmacovigilância. Profissionais de Enfermagem. Cuidados de Enfermagem.Resumo
Este estudo teve por objetivo caracterizar a prática dos profissionais de enfermagem na farmacovigilância a partir da produção científica nacional e internacional dos últimos 10 anos. Revisão integrativa da literatura realizada no período de agosto a novembro de 2018 nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem, Scientific Electronic Library Online e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, através de descritores preestabelecidos nos Descritores em Ciências da Saúde e
cruzados por meio do operador booleano AND. Dos 57 artigos iniciais, 13 compuseram o corpus da pesquisa. Após análise temática e categorização, a atuação dos profissionais de enfermagem contemplou as categorias Atuação assistencial da enfermagem na farmacovigilância e Atuação gerencial e educacional da enfermagem na farmacovigilância. Apesar de limitada e pouco concreta, a atuação da equipe de enfermagem se apresentou na linha de frente da vigilância do consumo de medicamentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).