Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n4p87Palavras-chave:
Enfermagem, Educação, Educação Continuada, Desenvolvimento de pessoal.Resumo
Conhecer a visão de enfermeiros de um hospital escola sobre a educação permanente. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, no qual participaram 11 enfermeiros de um hospital escola, localizado na Região Sul do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada no mês de maio de 2014, por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme a Análise Temática. Os resultados evidenciaram que os enfermeiros entendem a educação permanente como um aprendizado contínuo, dereflexão, transformação da práticapromovendo maior qualidade no cuidado. Destacam-se a dificuldade dos profissionais em participar das atividades por falta de pessoas para substituí-los, falta de otimização do tempo e de interesse pessoal. Quanto às estratégias está o planejamento das ações junto às equipes. Enfatiza-se que aEducação Permanente em Saúde precisa ser entendida como um instrumento capaz de promover o aprimoramento dos trabalhadores e mudanças construtivas no processo de trabalho.Downloads
Publicado
2021-04-15
Como Citar
1.
Puggina CC, Amestoy SC, Fernandes HN, Carvalho LA, Báo ACP, Alves F. Educação Permanente em Saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros. Espac. Saude [Internet]. 15º de abril de 2021 [citado 3º de dezembro de 2024];16(4):87-9. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/386
Edição
Seção
Artigos
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