Apoio informacional à família do idoso com câncer
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n1p14Palavras-chave:
Palavras-chave, Família, Comunicação, Idoso, Neoplasias, Apoio socialResumo
Esta pesquisa objetivou compreender como a família do idoso com câncer percebe o apoio informacional recebido da equipe de saúde. Os referenciais que embasaram o estudo foram o Interacionismo Simbólico e a Análise Temática de Bardin. Foram entrevistadas sete famílias de idosos com câncer, emergindo 11 categorias: Ficando satisfeito com a informação recebida, Recebendo a informação do médico, Recebendo informação de outros profissionais, Recebendo atenção dos profissionais, Ficando sem a atenção esperada, Percebendo pressa no atendimento, Identificando dificuldades na comunicação, Recorrendo a outras fontes de informação, Acreditando estar bem informado, Recebendo informação incompleta e Sentindo-se ignorada. A compreensão das formas simbólicas de sentir e perceber da família de idoso com câncer possibilitou entender os processos que permeiam a interação com os profissionais. É fundamental que a comunicação entre eles seja eficaz, pois o apoio informacional é alicerce do processo terapêutico, envolvendo desde a escuta cuidadosa à interpretação coerente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).