ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: ATENÇÃO À SAÚDE E VULNERABILIDADES NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Dener Carlos dos Reis
  • Thiara Amanda Corrêa de Almeida
  • Aglaya Barros Coelho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Anézia Moreira Faria Madeira
  • Ieda Maria Andrade Paulo
  • Rodrigo Henrique Alves

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n1p47

Palavras-chave:

Adolescente, Estudo sobre Vulnerabilidade, Saúde da Família.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as situações de vulnerabilidade à saúde do adolescente, na percepção de profissionais da Estratégia Saúde da Família. Tratou-se de um estudo exploratório-descritivo desenvolvido no Município de Contagem, Minas Gerais, em 2011. Participaram 166 profissionais da Estratégia Saúde da Família que responderam um questionário sobre vulnerabilidades e atenção à saúde na adolescência. Realizou-se análise descritiva e estratificada por categoria profissional. Observou-se que o risco/uso de drogas (91,2%), sexo precoce/sem proteção (71,2%) e desestruturação/conflito familiar (65,6%) configuraram como as principais vulnerabilidades à saúde na adolescência. A violência e sua complexa etiologia foram mencionadas em 36,2% das respostas. Os profissionais apontaram que a Estratégia Saúde da Família desenvolve, prioritariamente, ações voltadas para a prevenção de gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis. Verifica-se que a Estratégia Saúde da Família precisa intensificar e ampliar o escopo de ações, voltadas para a prevenção das vulnerabilidades à saúde na adolescência.

Descritores: Adolescente; Estudo sobre Vulnerabilidade; Saúde da Família.

Biografia do Autor

Aglaya Barros Coelho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professora adjunta III da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2014-03-31

Como Citar

1.
Reis DC dos, Almeida TAC de, Coelho AB, Madeira AMF, Paulo IMA, Alves RH. ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: ATENÇÃO À SAÚDE E VULNERABILIDADES NA ADOLESCÊNCIA. Espac. Saude [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 20º de abril de 2024];15(1):47-56. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/538

Edição

Seção

Artigos