Educação permanente em saúde sob ótica gerencial: enfoque na saúde integral do adolescente.
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2010v12n1p07Palavras-chave:
Saúde do Adolescente, Educação em Saúde, Gestão em Saúde.Resumo
A atenção à saúde do adolescente é assegurada por lei, em uma atribuição a ser desenvolvida pela Estratégia Saúde da Família. Este trabalho teve como objetivos: caracterizar o planejamento e a execução das estratégias de educação permanente que visam capacitar os profissionais da ESF para trabalhar a atenção à saúde do adolescente; descrever a visão dos gerentes sobre essa capacitação e verificar o conhecimento a respeito dos manuais do Ministério da Saúde referentes ao tema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa; para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturadas, realizada com seis gerentes atuantes em Unidades de Saúde da Família (USF), localizadas numa região da Zona Leste de São Paulo. A análise dos dados e a apresentação dos resultados se deram por categorias de análises, devidamente fundamentadas a partir de embasamento teórico. Considerou-se que os profissionais das unidades não estão capacitados para a atenção à saúde integral do adolescente; que a motivação, o interesse e a afinidade por determinado ciclo de vida ou tema parecem orientar a busca por capacitação desse profissional. Deparamos com poucos conhecimentos dos gestores locais relacionados aos conceitos de Educação Permanente em Saúde e das responsabilidades das unidades em sua execução. Há necessidade de implantar localmente a EPS, tornar os momentos de educação e capacitação mais participativos, problematizando o cotidiano e a realidade local, respeitando o conhecimento dos profissionais e as habilidades adquiridas com a prática, cooperando para que a saúde do adolescente seja abordada de forma integral e efetiva.Downloads
Publicado
2011-08-10
Como Citar
1.
Radaell PRRV, Zavareza LG. Educação permanente em saúde sob ótica gerencial: enfoque na saúde integral do adolescente. Espac. Saude [Internet]. 10º de agosto de 2011 [citado 5º de janeiro de 2025];12(1):07-15. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/422
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).