Atitudes subjetivas e objetivas de humanização do cuidado ao paciente de estudantes e professores de medicina.
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n1p9Palavras-chave:
Educação Médica. Ensino. Ciências Humanas. Saúde Coletiva. Avaliação EducacionalResumo
O estudo utilizou o método de pesquisa-participante, com abordagem qualitativa, na análise das atitudes subjetivas e objetivas de cuidado, de estudantes e professores de medicina, de uma universidade de Curitiba. Utilizou-se a observação de aulas teóricas e práticas, das disciplinas de Saúde Coletiva, com um roteiro predefinido, o qual incluiu: ambientes e cenas de ensino; relacionamento interpessoal; atitudes subjetivas e objetivas de humanização em saúde no cuidado; atitudes nos ambientes de ensino. As observações demonstraram que os ambientes e cenas de ensino utilizados são variados e predispõem a um aprendizado amplo e com conhecimento integral do Sistema de Saúde; há um direcionamento das práticas para a aquisição de habilidades relacionais e de cuidado centrado no paciente; e que a maior parte das disciplinas se preocupa com o desenvolvimento de habilidades de humanização que modifiquem a atuação do médico atual, pautada na segregação das especialidades e no atendimento hospitalar.
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