Atitudes subjetivas e objetivas de humanização do cuidado ao paciente de estudantes e professores de medicina.
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n1p9Palavras-chave:
Educação Médica. Ensino. Ciências Humanas. Saúde Coletiva. Avaliação EducacionalResumo
O estudo utilizou o método de pesquisa-participante, com abordagem qualitativa, na análise das atitudes subjetivas e objetivas de cuidado, de estudantes e professores de medicina, de uma universidade de Curitiba. Utilizou-se a observação de aulas teóricas e práticas, das disciplinas de Saúde Coletiva, com um roteiro predefinido, o qual incluiu: ambientes e cenas de ensino; relacionamento interpessoal; atitudes subjetivas e objetivas de humanização em saúde no cuidado; atitudes nos ambientes de ensino. As observações demonstraram que os ambientes e cenas de ensino utilizados são variados e predispõem a um aprendizado amplo e com conhecimento integral do Sistema de Saúde; há um direcionamento das práticas para a aquisição de habilidades relacionais e de cuidado centrado no paciente; e que a maior parte das disciplinas se preocupa com o desenvolvimento de habilidades de humanização que modifiquem a atuação do médico atual, pautada na segregação das especialidades e no atendimento hospitalar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).