Tendências de mudanças no eixo projeto pedagógico na formação do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n2p20Palavras-chave:
Ensino. Enfermagem. Escolas de EnfermagemResumo
Objetivo: avaliar as tendências de mudanças no eixo Projeto Pedagógico na formação do enfermeiro, em instituições de ensino superior. Metodologia: Pesquisa convergente com abordagem mista, com 63 participantes de 9 escolas de enfermagem de Curitiba e Região Metropolitana. A coleta de dados pela técnica de Grupo Focal utilizou o instrumento de Lampert. Resultados: 88,9% das escolas atingiram a tipologia Avançada e 11,1% a tipologia Inovadora com tendência Avançada, no eixo Projeto Pedagógico. Da análise de conteúdo temática de Minayo, emergiram 11 Unidades de Contexto. Conclusão: O conhecimento das tendências pedagógicas favorece mudanças na formação do enfermeiro compatíveis
ao perfil do egresso proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da profissão, e confirmou-se como intencionalidade dos docentes do estudo.
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