Tendências de mudanças no eixo projeto pedagógico na formação do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n2p20Palavras-chave:
Ensino. Enfermagem. Escolas de EnfermagemResumo
Objetivo: avaliar as tendências de mudanças no eixo Projeto Pedagógico na formação do enfermeiro, em instituições de ensino superior. Metodologia: Pesquisa convergente com abordagem mista, com 63 participantes de 9 escolas de enfermagem de Curitiba e Região Metropolitana. A coleta de dados pela técnica de Grupo Focal utilizou o instrumento de Lampert. Resultados: 88,9% das escolas atingiram a tipologia Avançada e 11,1% a tipologia Inovadora com tendência Avançada, no eixo Projeto Pedagógico. Da análise de conteúdo temática de Minayo, emergiram 11 Unidades de Contexto. Conclusão: O conhecimento das tendências pedagógicas favorece mudanças na formação do enfermeiro compatíveis
ao perfil do egresso proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da profissão, e confirmou-se como intencionalidade dos docentes do estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).