Percepções de usuários atendidos em um pronto atendimento: olhar sobre a atenção primária à saúde
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n1p54Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Assistência ao paciente, Serviços médicos de emergência.Resumo
Objetivou-se compreender os motivos que levam os usuários a buscar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) quando o problema de saúde poderia ser resolvido no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Estudo descritivo, qualitativo, com 24 usuários da UPA de município do Sul do país, coleta de dados em fevereiro/março de 2015, por entrevista semiestruturada, e analisados pela análise de conteúdo. Dos resultados emanaram três categorias: descompasso entre a visão médico-centrada e a inadequação das equipes de saúde da APS para atenção à demanda espontânea; o acolhimento deficitário na APS gera dificuldades de acesso e baixa resolutividade da equipe de saúde; e desarticulação entre UPA e APS: necessidade de estruturação da coordenação do cuidado. Conclui-se que as UPAs são vistas pela população como mais resolutivas, havendo necessidade de ordenar fluxos de atendimento e educar/informar a população sobre seu funcionamento.Downloads
Publicado
2017-07-17
Como Citar
1.
Baratieri T, Paes de Almeida K, Lentsck MH, Natal S. Percepções de usuários atendidos em um pronto atendimento: olhar sobre a atenção primária à saúde. Espac. Saude [Internet]. 17º de julho de 2017 [citado 22º de fevereiro de 2025];18(1):54-63. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/345
Edição
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Artigos
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Copyright (c) 2017 dos Autores
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