Percepções de usuários atendidos em um pronto atendimento: olhar sobre a atenção primária à saúde
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n1p54Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Assistência ao paciente, Serviços médicos de emergência.Resumo
Objetivou-se compreender os motivos que levam os usuários a buscar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) quando o problema de saúde poderia ser resolvido no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Estudo descritivo, qualitativo, com 24 usuários da UPA de município do Sul do país, coleta de dados em fevereiro/março de 2015, por entrevista semiestruturada, e analisados pela análise de conteúdo. Dos resultados emanaram três categorias: descompasso entre a visão médico-centrada e a inadequação das equipes de saúde da APS para atenção à demanda espontânea; o acolhimento deficitário na APS gera dificuldades de acesso e baixa resolutividade da equipe de saúde; e desarticulação entre UPA e APS: necessidade de estruturação da coordenação do cuidado. Conclui-se que as UPAs são vistas pela população como mais resolutivas, havendo necessidade de ordenar fluxos de atendimento e educar/informar a população sobre seu funcionamento.Downloads
Publicado
2017-07-17
Como Citar
1.
Baratieri T, Paes de Almeida K, Lentsck MH, Natal S. Percepções de usuários atendidos em um pronto atendimento: olhar sobre a atenção primária à saúde. Espac. Saude [Internet]. 17º de julho de 2017 [citado 18º de dezembro de 2024];18(1):54-63. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/345
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).