Biossegurança em odontologia: utilização de mini manual como estratégia de educação permanente
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n4p120Palavras-chave:
Odontologia, Exposição a Agentes Biológicos, Educação Permanente.Resumo
Objetivo: iniciar o processo de implementação da educação permanente sobre biossegurança em odontologia. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido por meio de projeto aplicativo, junto a profissionais de odontologia do município de Guarapuava/PR entre os meses de outubro a dezembro de 2014. A aplicação se deu em quatro fases: 1) Identificação dos problemas de biossegurança durante as visitas da vigilância sanitária a estabelecimentos odontológicos; 2) Elaboração do minimanual de biossegurança em odontologia; 3) Educação permanente dos profissionais de odontologia; e 4) Avaliação do interesse dos profissionais pela atividade realizada. Resultados: após identificar a necessidade de atualização dos profissionais de odontologia quanto às normas de biossegurança, foi elaborado e distribuído o minimanual contendo informações sobre o tema, além de conceitos e normas regulamentadoras. Realizaram-se orientações sobre adequação e cumprimento das normas dos estabelecimentos, e instituído em sua rotina de trabalho a Educação Permanente em Saúde. Conclusões: O desenvolvimento do PA viabilizou o início de um processo de implementação da educação permanente e impactou positivamente em uma ação dialógica, desenvolvida a partir das necessidades de atualização dos profissionais.Downloads
Publicado
2021-04-15
Como Citar
1.
Galicioli S de M, Baratieri T, Lentsck MH. Biossegurança em odontologia: utilização de mini manual como estratégia de educação permanente. Espac. Saude [Internet]. 15º de abril de 2021 [citado 18º de janeiro de 2025];16(4):120-7. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/389
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Copyright (c) 2021 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).