Eventos adversos pós-vacinação: Educação permanente para a equipe de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n4p109Palavras-chave:
Vacinas, Efeitos Adversos, Educação Permanente.Resumo
Objetivo: compreender e visualizar um panorama dos Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV), no do Município de Guarapuava - PR, com intuito de propor medidas, como educação permanente, para diminuição de erros ligados a atuação dos profissionais de enfermagem na administração dos agentes imunológicos. Método: Abordou-se o problema de pesquisa em forma de Projeto Aplicativo, que foi dividido em quatro fases, sendo a primeira a descrição do problema, seguida da identificação das necessidades de aprendizagem, e da atualização dos profissionais de enfermagem, e por fim a avaliação das atividades desenvolvidas. Resultados: O Projeto Aplicativo se mostrou extremamente útil, pois proporcionou aos participantes atualizarem seus conhecimentos e sanarem suas dúvidas, a partir disso a Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava e de uma implantação de um programa de educação permanente poderá atender com mais qualidade e segurança os usuários. Conclusões: O exercício de intervenção realizado neste estudo foi relevante para a discussão de uma problemática no serviço de saúde, contextualizar e abordar sobre EAPV não é tarefa fácil, mas necessária para aprimoramento do serviços de imunização no SUS. Foi uma ação localizada e regional mas que pode ser reproduzida em outros cenários.Downloads
Publicado
2021-04-15
Como Citar
1.
Ternopolski CA, Baratieri BT, Lentsck MH. Eventos adversos pós-vacinação: Educação permanente para a equipe de Enfermagem. Espac. Saude [Internet]. 15º de abril de 2021 [citado 17º de janeiro de 2025];16(4):109-1. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/388
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Copyright (c) 2021 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).