Produção científica de graduandos em enfermagem publicada de 1995 a 2008
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2010v11n2p21Palavras-chave:
Artigo de Revista, Estudantes de Enfermagem, Conhecimento, PesquisaResumo
A produção científica na enfermagem cresce a cada ano constituindo-se no meio pelo qual alunos e profissionais ampliam as fronteiras do conhecimento. O objetivo deste trabalho é analisar e classificar a direcionalidade temática, bem como as linhas de pesquisa adotada nas publicações científicas de alunos de cursos de graduação em enfermagem, publicadas no Brasil no período de 1995 a 2008. Também foi identificada a classificação do periódico no sistema QUALIS da CAPES; as escolas com maior publicação; o ano de graduação dos alunos e a titulação dos orientadores. O estudo foi do tipo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados nas bases de dados SCIELO, MEDLINE e BDENF, além de consultas manuais em periódicos arquivados na Biblioteca do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina-PR. Foram analisadas 351 revistas e encontrados 673 artigos, sendo que 56,4% seguiram a temática assistencial, 24,2% pertenciam ao segmento profissional e apenas 19,3% tinham como temática a categoria organizacional. Identificou-se que 61,3% das revistas, responsáveis pela publicação dos artigos, tem a classificação B Nacional no sistema QUALIS/CAPES. O número de publicações aumenta no decorrer do curso, devido ao amadurecimento científico dos alunos.
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