Produção científica de graduandos em enfermagem publicada de 1995 a 2008

Authors

  • Thalita Cristiane Silva de Oliveira Especialista em Urgência e Emergência pelo INBRAPE/Londrina
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina
  • Maira Sayuri Sakay Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2010v11n2p21

Keywords:

Artigo de Revista, Estudantes de Enfermagem, Conhecimento, Pesquisa

Abstract

A produção científica na enfermagem cresce a cada ano constituindo-se no meio pelo qual alunos e profissionais ampliam as fronteiras do conhecimento. O objetivo deste trabalho é analisar e classificar a direcionalidade temática, bem como as linhas de pesquisa adotada nas publicações científicas de alunos de cursos de graduação em enfermagem, publicadas no Brasil no período de 1995 a 2008. Também foi identificada a classificação do periódico no sistema QUALIS da CAPES; as escolas com maior publicação; o ano de graduação dos alunos e a titulação dos orientadores. O estudo foi do tipo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados nas bases de dados SCIELO, MEDLINE e BDENF, além de consultas manuais em periódicos arquivados na Biblioteca do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina-PR. Foram analisadas 351 revistas e encontrados 673 artigos, sendo que 56,4% seguiram a temática assistencial, 24,2% pertenciam ao segmento profissional e apenas 19,3% tinham como temática a categoria organizacional. Identificou-se que 61,3% das revistas, responsáveis pela publicação dos artigos, tem a classificação B Nacional no sistema QUALIS/CAPES. O número de publicações aumenta no decorrer do curso, devido ao amadurecimento científico dos alunos.

Published

2011-10-19

How to Cite

1.
Oliveira TCS de, Haddad M do CL, Sakay MS. Produção científica de graduandos em enfermagem publicada de 1995 a 2008. Espac. Saude [Internet]. 2011 Oct. 19 [cited 2024 Jul. 3];11(2):21-8. Available from: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/432

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)