Percepção de mães acerca da sífilis congênita em seu concepto
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p118Palavras-chave:
Assistência à Saúde, Saúde Pública, Sífilis Congênita, Prevenção e Controle.Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar a percepção das mães de crianças com diagnóstico de sífilis congênita acerca da doença. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória-descritiva dos casos de sífilis congênita no ano de 2013, realizada no município de Sobral-CE, desenvolvida pelo grupo tutorial do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - Vigilância em Saúde (PET-Saúde/VS). Os dados foram coletados através de estudos dos prontuários e entrevista semiestruturada, e esta foi analisada através da técnica da categorização temática de Minayo (2008). Pôde-se observar a falta de conhecimentos das mães acerca da doença, influenciada pela baixa escolaridade e o baixo índice econômico, além do déficit de orientação por parte dos profissionais, fazendo com que ocorra o tratamento inadequado. Portanto, acreditase que a orientação de um profissional de saúde para as gestantes com sífilis, principalmente sobre os riscos que as crianças correm ao se infectarem com o Treponema pallidum, pode proporcionar diminuição dos dados revelados nesta pesquisa.Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Lima VC, Mororó RM, Feijão D de M, Frota MV de V, Martins MA, Ribeiro SM, et al. Percepção de mães acerca da sífilis congênita em seu concepto. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 17º de janeiro de 2025];17(2):118-25. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/292
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).