Percepção de mães acerca da sífilis congênita em seu concepto
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p118Palavras-chave:
Assistência à Saúde, Saúde Pública, Sífilis Congênita, Prevenção e Controle.Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar a percepção das mães de crianças com diagnóstico de sífilis congênita acerca da doença. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória-descritiva dos casos de sífilis congênita no ano de 2013, realizada no município de Sobral-CE, desenvolvida pelo grupo tutorial do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - Vigilância em Saúde (PET-Saúde/VS). Os dados foram coletados através de estudos dos prontuários e entrevista semiestruturada, e esta foi analisada através da técnica da categorização temática de Minayo (2008). Pôde-se observar a falta de conhecimentos das mães acerca da doença, influenciada pela baixa escolaridade e o baixo índice econômico, além do déficit de orientação por parte dos profissionais, fazendo com que ocorra o tratamento inadequado. Portanto, acreditase que a orientação de um profissional de saúde para as gestantes com sífilis, principalmente sobre os riscos que as crianças correm ao se infectarem com o Treponema pallidum, pode proporcionar diminuição dos dados revelados nesta pesquisa.Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Lima VC, Mororó RM, Feijão D de M, Frota MV de V, Martins MA, Ribeiro SM, et al. Percepção de mães acerca da sífilis congênita em seu concepto. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 18º de dezembro de 2024];17(2):118-25. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/292
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).