Percepção de docentes de cursos da área da saúde sobre adaptação ao ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2022v23.e851Palavras-chave:
Pandemia COVID-19, Método de Ensino, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde.Resumo
Diante do cenário pandêmico as instituições de ensino superior necessitaram reinventar os
métodos de ensino-aprendizagem, adotando a modalidade remota. Neste cenário, realizou-se um estudo qualitativo por meio do método exploratório-descritivo, realizado com 16 docentes de uma instituição de ensino de Curitiba (PR) que atuam na área de saúde e que adotaram a modalidade de ensino remoto durante o período de pandemia, utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin para extração de informações, objetivando descrever a percepção dos docentes quanto à adaptação ao ensino remoto e aos desafios decorrentes da pandemia. Como resultados foram elencadas as categorias: I) Percepção do docente em relação à adaptação ao ensino remoto: II) Percepção do docente em relação ao estudante na modalidade de ensino remoto. Conclui-se que os docentes perceberam o momento como desafiador e de resiliência, despertando a necessidade para novos aprendizados, num processo que envolveu a instituição, seus gestores, docentes e estudantes.
Referências
Alves LL, Bornat MA, Martins MCF. Do ensino presencial para o remoto: os novos desafios dos professores e das instituições de ensino superior. In: Anais do 7th Congresso Nacional de Educação – CONEDU [internet]; 2020; Campina Grande, Maceió. [Acesso em: 10 jul 2021]. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68351.
Appenzeller S, Menezes FH, Santos GG, Padilha RF, Graça SH, Bragança JF. Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para Equidade de Acesso ao Ensino Remoto Emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2020, v. 44, n. Suppl 01 [acesso em 11 mar 2022]; e155. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200420>. Epub 02 Out 2020. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200420.
Araújo ZTS, Cavalcanti ALLA, Pádua CALO, Carvalho ADF. Ensino remoto e avaliação da aprendizagem: estratégias adotadas por professores da rede de ensino de educação básica no Piauí. In: In: Anais do 7th Congresso Nacional de Educação – CONEDU [internet]; 2020; Campina Grande, Maceió. [acesso em 10 jul 2021]; Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID1936_01102020234427.pdf.
Barbosa AM, Viegas MAS, Batista RLNFF. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Rev. Augustus, Rio de Janeiro. [Internet]. 2020 mar [acesso em 10 ago 2021]; 25(51): 255-280. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/565.
Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 2016.
Bezerra IMP. Estado da arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em época de pandemia do coronavírus. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. [Publicação online]. 2020 mar [acesso em 20 ago 2021]; São Paulo, 30(1): 141-147. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1094937.
Camacho ACLF. Ensino remoto em tempos de pandemia da covid-19: novas experiências e desafios [editorial]. Online Braz J Nurs [Internet]. 2020 Mês [acesso em 20 ago de 2021]; 19(4). Disponível em: https://doi.org/10.17665/1676-4285.2020.
Cantanhede ALI, Oliveira ACM. Percepção dos Professores de Educação Física sobre as aulas remotas em escolas estaduais em Minas Gerais em tempo de Covid-19: impressões iniciais. [Publicação online]. [acesso em 2 out 2021]. Disponível em: https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/percepcao-dos-professores-de-educacao-fisica-sobre-as-aulas-remotas-em-escolas-estaduais-de-minas-gerais-em-tempo-de-covid-19-impressoes-iniciais/.
Digner I de S, Deina M, Zantut L, Dall’Oglio LM, Sfredo LR. Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Publicação online]. 2020 dez [acesso em 11 jan 2022]; 21(2): 68-79. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/700.
Gomes VTS, Rodrigues RO, Gomes RNS, Gomes MS, Viana LVM, Silva FS. A Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica. Rev. bras. educ. med. [internet] 2020 Brasília, [Acesso em 21 maio 2021]; 44(4): e114. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400602&lng=en&nrm=iso.
Grandisoli E, Jacobi PR; Marchini S. Educação e pandemia: desafios e perspectivas. [Publicação online]; 2020 [acesso em 2 out 2020]. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/educacao-e-pandemia-desafios-e-perspectivas/.
Granjeiro ÉM, Musse JO, Peixoto TM, Nunes IV, Soares IMSC, Silva ICO, Carvalho TB, Dias YO. Estratégias de ensino à distância para a educação interprofissional em saúde frente à pandemia COVID-19. REVISA. [Internet]. 2020 [acesso em 10 ago 2021]; 9(Esp.1): 591-602. Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/613/511.
Gusso HL, et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade [online]. 2020 [Acesso 10 jul 2022]; 41, e238957. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.238957. Epub 25 Set 2020. ISSN 1678-4626. https://doi.org/10.1590/ES.238957.
Hodges C, Moore S, Lockee B, Trust T, Bond A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, Washington [online]. 2020 [acesso em 13 jun 2020]; Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning.
Maciel M AC, Andreto LM, Ferreira TCM. Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do Covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência. Anais Educon [online]. 2020 São Cristóvão/SE, [acesso em 10 jun 2021]; 14(16): 1-14. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/13708/8/8.
Miranda KKCO, Lima AS, Oliveira VCM, Telles CBS. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. In: Anais do 7th Congresso Nacional de Educação - CONEDU [internet]; 2020; Maceió, Campina Grande. [Acesso em 10 jul 2021]; Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68086.
Modelski D, Giraffa LMM, Casartelli AO. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educ. Pesqui. [internet] 2019, São Paulo [Acesso em: 10 jul 2021]; 45, e180201. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/qGwHqPyjqbw5JxvSCnkVrNC/?format=pdf&lang=pt.
Organisation de Cooperation et de Développement Économiques – OECD. A saúde mental da população deteriorou-se significativamente desde o início da pandemia de COVID-19. [online] 2020 maio [acesso em 10 jul 2021]; Disponível em: https://www.oecd.org/coronavirus/policy-responses/tackling-the-mental-health-impact-of-the-covid-19-crisis-an-integrated-whole-of-society-response-0ccafa0b/.
Ruschel GES, Trevisan MB, Pereira JF. Ensino remoto no contexto de uma instituição privada. Observatório Socioeconômico da COVID-19. [internet].[Acesso em 10 jul 2021]; Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/10/Textos-para-Discussao-18-Ensino-Remoto-em-uma-instituicao-particular.pdf.
Sallaberry JD, Santos EA dos, Bagatoli GC, Lima PCM, Bittencourt BR. Desafios docentes em tempos de isolamento social: estudo com professores do curso de Ciências Contábeis. Rev. Docência Ens. Sup. [Internet]. 29º de dezembro de 2020 [acesso em 10 jul 2021]; 10:1-22. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24774
Saraiva K, Traversini C, Lockmann K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa [online]. 2020, Ponta Grossa [acesso em 10 jul 2021]; 15, e2016289: 1-24. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa.
Schmitt DC, Bugalho DK, Kruger SD. Percepções docentes e às estratégias de ensino-aprendizagem durante o isolamento social motivado pelo COVID-19. Rev. Cat. Cien. Cont. [Internet]. 19º de março de 2021 [acesso em 10 ago 2021]; 20: e3133. Disponível em: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3133.
Silva AF, Estrela FM, Lima NS, Abreu CTA. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva [online] [acesso em 10 jul 2021]; 30(2). Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/controlecancer/resource/pt/biblio-1125340?src=similardocs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).