Perception of health sciences professors about adaptation to remote education

Authors

  • Fabiane Weber Garcia Faculdades Pequeno Príncipe
  • Andréia Lara Lopatko Kantoviscki Faculdades Pequeno Príncipe
  • Maria Lúcia Tozetto Vettorazzi Instituto Federal do Paraná
  • Karin Rosa Persegona Ogradowski Faculdades Pequeno Príncipe
  • Adriano Rogério Kantoviscki Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2022v23.e851

Keywords:

COVID-19 pandemic, Teaching methods, Health Human Resource Training

Abstract

Faced with the pandemic scenario, higher education institutions needed to reinvent teaching-learning methods, adopting the remote modality. In this setting, a qualitative study was carried
out using the exploratory-descriptive method, with 16 professors from an educational institution in Curitiba – PR, who work in the health area and adopted the remote teaching modality during the pandemic period. Content Analysis proposed by Bardin was used to extract information, aiming to describe the perception of professors regarding the adaptation to remote teaching and the challenges arising from the pandemic. As a result, the following categories were listed:
I) Professor's perception regarding adaptation to remote teaching: II) Professor's perception regarding the student in the remote teaching modality. It is concluded that the professors perceived the moment as challenging and of resilience, eliciting the need for new learning, in a
process that involved the institution, its managers, professors, and students.

Author Biographies

Fabiane Weber Garcia , Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba,
Paraná

Andréia Lara Lopatko Kantoviscki, Faculdades Pequeno Príncipe

Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdades
Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná

Maria Lúcia Tozetto Vettorazzi , Instituto Federal do Paraná

Doutora em Odontologia em Saúde Coletiva. Docente do curso Técnico em Saúde Bucal do IFPR e
Coordenadora do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde do IFPR. Curitiba, Paraná

Karin Rosa Persegona Ogradowski , Faculdades Pequeno Príncipe

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança
e do Adolescente da Faculdades Pequeno Príncipe. Coordenadora do Curso de Graduação em
Enfermagem e Docente do Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba, Paraná

Adriano Rogério Kantoviscki , Universidade Positivo

Mestre em Engenharia. Doutorando em Engenharia. Professor da Universidade Positivo. Curitiba,
Paraná

References

Alves LL, Bornat MA, Martins MCF. Do ensino presencial para o remoto: os novos desafios dos professores e das instituições de ensino superior. In: Anais do 7th Congresso Nacional de Educação – CONEDU [internet]; 2020; Campina Grande, Maceió. [Acesso em: 10 jul 2021]. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68351.

Appenzeller S, Menezes FH, Santos GG, Padilha RF, Graça SH, Bragança JF. Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para Equidade de Acesso ao Ensino Remoto Emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2020, v. 44, n. Suppl 01 [acesso em 11 mar 2022]; e155. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200420>. Epub 02 Out 2020. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200420.

Araújo ZTS, Cavalcanti ALLA, Pádua CALO, Carvalho ADF. Ensino remoto e avaliação da aprendizagem: estratégias adotadas por professores da rede de ensino de educação básica no Piauí. In: In: Anais do 7th Congresso Nacional de Educação – CONEDU [internet]; 2020; Campina Grande, Maceió. [acesso em 10 jul 2021]; Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID1936_01102020234427.pdf.

Barbosa AM, Viegas MAS, Batista RLNFF. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Rev. Augustus, Rio de Janeiro. [Internet]. 2020 mar [acesso em 10 ago 2021]; 25(51): 255-280. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/565.

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, 2016.

Bezerra IMP. Estado da arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em época de pandemia do coronavírus. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. [Publicação online]. 2020 mar [acesso em 20 ago 2021]; São Paulo, 30(1): 141-147. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1094937.

Camacho ACLF. Ensino remoto em tempos de pandemia da covid-19: novas experiências e desafios [editorial]. Online Braz J Nurs [Internet]. 2020 Mês [acesso em 20 ago de 2021]; 19(4). Disponível em: https://doi.org/10.17665/1676-4285.2020.

Cantanhede ALI, Oliveira ACM. Percepção dos Professores de Educação Física sobre as aulas remotas em escolas estaduais em Minas Gerais em tempo de Covid-19: impressões iniciais. [Publicação online]. [acesso em 2 out 2021]. Disponível em: https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/percepcao-dos-professores-de-educacao-fisica-sobre-as-aulas-remotas-em-escolas-estaduais-de-minas-gerais-em-tempo-de-covid-19-impressoes-iniciais/.

Digner I de S, Deina M, Zantut L, Dall’Oglio LM, Sfredo LR. Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Publicação online]. 2020 dez [acesso em 11 jan 2022]; 21(2): 68-79. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/700.

Gomes VTS, Rodrigues RO, Gomes RNS, Gomes MS, Viana LVM, Silva FS. A Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica. Rev. bras. educ. med. [internet] 2020 Brasília, [Acesso em 21 maio 2021]; 44(4): e114. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000400602&lng=en&nrm=iso.

Grandisoli E, Jacobi PR; Marchini S. Educação e pandemia: desafios e perspectivas. [Publicação online]; 2020 [acesso em 2 out 2020]. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/educacao-e-pandemia-desafios-e-perspectivas/.

Granjeiro ÉM, Musse JO, Peixoto TM, Nunes IV, Soares IMSC, Silva ICO, Carvalho TB, Dias YO. Estratégias de ensino à distância para a educação interprofissional em saúde frente à pandemia COVID-19. REVISA. [Internet]. 2020 [acesso em 10 ago 2021]; 9(Esp.1): 591-602. Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/613/511.

Gusso HL, et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade [online]. 2020 [Acesso 10 jul 2022]; 41, e238957. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.238957. Epub 25 Set 2020. ISSN 1678-4626. https://doi.org/10.1590/ES.238957.

Hodges C, Moore S, Lockee B, Trust T, Bond A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, Washington [online]. 2020 [acesso em 13 jun 2020]; Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning.

Maciel M AC, Andreto LM, Ferreira TCM. Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do Covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência. Anais Educon [online]. 2020 São Cristóvão/SE, [acesso em 10 jun 2021]; 14(16): 1-14. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/13708/8/8.

Miranda KKCO, Lima AS, Oliveira VCM, Telles CBS. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. In: Anais do 7th Congresso Nacional de Educação - CONEDU [internet]; 2020; Maceió, Campina Grande. [Acesso em 10 jul 2021]; Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68086.

Modelski D, Giraffa LMM, Casartelli AO. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educ. Pesqui. [internet] 2019, São Paulo [Acesso em: 10 jul 2021]; 45, e180201. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/qGwHqPyjqbw5JxvSCnkVrNC/?format=pdf&lang=pt.

Organisation de Cooperation et de Développement Économiques – OECD. A saúde mental da população deteriorou-se significativamente desde o início da pandemia de COVID-19. [online] 2020 maio [acesso em 10 jul 2021]; Disponível em: https://www.oecd.org/coronavirus/policy-responses/tackling-the-mental-health-impact-of-the-covid-19-crisis-an-integrated-whole-of-society-response-0ccafa0b/.

Ruschel GES, Trevisan MB, Pereira JF. Ensino remoto no contexto de uma instituição privada. Observatório Socioeconômico da COVID-19. [internet].[Acesso em 10 jul 2021]; Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/10/Textos-para-Discussao-18-Ensino-Remoto-em-uma-instituicao-particular.pdf.

Sallaberry JD, Santos EA dos, Bagatoli GC, Lima PCM, Bittencourt BR. Desafios docentes em tempos de isolamento social: estudo com professores do curso de Ciências Contábeis. Rev. Docência Ens. Sup. [Internet]. 29º de dezembro de 2020 [acesso em 10 jul 2021]; 10:1-22. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24774

Saraiva K, Traversini C, Lockmann K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa [online]. 2020, Ponta Grossa [acesso em 10 jul 2021]; 15, e2016289: 1-24. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa.

Schmitt DC, Bugalho DK, Kruger SD. Percepções docentes e às estratégias de ensino-aprendizagem durante o isolamento social motivado pelo COVID-19. Rev. Cat. Cien. Cont. [Internet]. 19º de março de 2021 [acesso em 10 ago 2021]; 20: e3133. Disponível em: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3133.

Silva AF, Estrela FM, Lima NS, Abreu CTA. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva [online] [acesso em 10 jul 2021]; 30(2). Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/controlecancer/resource/pt/biblio-1125340?src=similardocs.

Published

2022-04-25

How to Cite

1.
Garcia FW, Kantoviscki ALL, Vettorazzi MLT, Ogradowski KRP, Kantoviscki AR. Perception of health sciences professors about adaptation to remote education. Espac. Saude [Internet]. 2022 Apr. 25 [cited 2024 Jul. 3];23. Available from: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/851

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)