Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n2p68Palavras-chave:
Educação em Saúde. Infecções por Coronavírus. Pandemias.Resumo
Este estudo pretende identificar os principais desafios para a manutenção do ensino na área da saúde no período pandêmico por COVID-19. Para tal, utilizou-se da metodologia da revisão integrativa, com busca de artigos realizada nas plataformas PubMed Central e Google Scholar, utilizando os descritores Educação em Saúde, Infecções por Coronavírus. Foram selecionados 12 artigos, cuja análise permitiu identificar seis principais desafios: avaliação da manutenção dos
estágios práticos; minimização dos danos sobre a carreira profissional dos estudantes; barreira do acesso às tecnologias; estabelecimento de um espaço colaborativo virtual; necessidade de ambientes familiares favoráveis; preocupação com a saúde mental dos envolvidos. A partir deste estudo, entende-se que este pode ser um momento de oportunidade para repensar as práticas e estratégias utilizadas no âmbito da educação e formação dos profissionais da área da saúde, principalmente pelo potencial impacto econômico e social de uma pandemia.
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