Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa

Autores

  • Ingridy de Souza Digner Faculdades Pequeno Príncipe
  • Marina Deina Faculdades Pequeno Príncipe
  • Lucas Zantut Faculdades Pequeno Príncipe
  • Laura Maria Dall'Oglio Faculdades Pequeno Príncipe
  • Luciano Ricardo Sfredo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n2p68

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Infecções por Coronavírus. Pandemias.

Resumo

Este estudo pretende identificar os principais desafios para a manutenção do ensino na área da saúde no período pandêmico por COVID-19. Para tal, utilizou-se da metodologia da revisão integrativa, com busca de artigos realizada nas plataformas PubMed Central e Google Scholar, utilizando os descritores Educação em Saúde, Infecções por Coronavírus. Foram selecionados 12 artigos, cuja análise permitiu identificar seis principais desafios: avaliação da manutenção dos
estágios práticos; minimização dos danos sobre a carreira profissional dos estudantes; barreira do acesso às tecnologias; estabelecimento de um espaço colaborativo virtual; necessidade de ambientes familiares favoráveis; preocupação com a saúde mental dos envolvidos. A partir deste estudo, entende-se que este pode ser um momento de oportunidade para repensar as práticas e estratégias utilizadas no âmbito da educação e formação dos profissionais da área da saúde, principalmente pelo potencial impacto econômico e social de uma pandemia.

Biografia do Autor

Ingridy de Souza Digner, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe

Marina Deina, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe

Lucas Zantut, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmico do curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe

Laura Maria Dall'Oglio, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmica do curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe

Luciano Ricardo Sfredo, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná

Médico pela Pontifícia Universidade Católica, cirurgião geral pelo Hospital Santa Casa de Curitiba e residente no Serviço de Urologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná 

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

1.
Digner I de S, Deina M, Zantut L, Dall’Oglio LM, Sfredo LR. Os desafios do ensino em saúde nos tempos de pandemia por Covid-19: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 20º de dezembro de 2020 [citado 27º de abril de 2024];21(2):68-79. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/700

Edição

Seção

Revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)