Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n2p80Palavras-chave:
Educação a Distância. Aprendizado Ativo. Educação em Saúde.Resumo
Este estudo pretende, através de revisão integrativa, analisar qual é a aplicabilidade de metodologias em um contexto de educação à distância. Para tal, a busca de artigos foi realizada na plataforma de pesquisa Google Scholar, utilizando os descritores Educação a Distância, Aprendizado Ativo e Ensino da Saúde. Foram selecionados ao final 12 artigos, cuja análise permitiu a identificação de três categorias que abordam a evolução histórica das metodologias de ensino, ferramentas e sua aplicabilidade ao contexto atual brasileiro e principais dificuldades. O estudo da literatura confirma o protagonismo crescente da inserção dos recursos tecnológicos na educação em saúde e permitiu que fossem identificados os recursos com maior praticidade e viabilidade de aplicação no panorama atual do Brasil. Dentre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) que permitem a utilização de metodologias como forma de ensino, destacam-se a utilização de narrativas digitais no processo de aprendizado e plataformas virtuais de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).